Alunos de escola integral visitam horta orgânica

Um grupo de alunos da Escola Estadual Ismênia Monteiro de Oliveira visitaram, nesta semana, uma horta orgânica no sítio Guarantã, no bairro Ribeirão Grande.
A visita faz parte de um projeto que surgiu para atender as premissas da escola de tempo integral, que visa desenvolver um ser humano autônomo, solidário e competente e atuante na sociedade.
Durante a visita, os estudantes tiveram uma palestra sobre as principais diferenças entre um alimento saudável e não-saudável e como o alimento saudável pode agir beneficamente no nosso organismo. Em seguida tiveram uma aula prática de preparação da terra e de adubo orgânico para o plantio de legumes e hortaliças.
Os alunos também tiveram um tutorial de como preparar Yaksoba (um prato chinês à base de macarrão e legumes) utilizando legumes e verduras orgânicas e fizeram um passeio pelo sítio para conhecer as diversidades de plantas.
O objetivo do projeto é criar oportunidades para que os alunos vivenciem experiências que o contato com a natureza pode proporcionar, ao apreciar, cultivar, plantar, colher e preparar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
O projeto ocorre todas as quartas-feiras, e a cada semana os professores preparam oficinas, palestras e visitas pedagógicas a fim de trabalhar as disciplinas da base nacional comum de uma maneira diversificada, prática e descontraída.
Os idealizadores desse projeto foram os professores Fabrizio Alves, de Ciências; Gislene Valadão de Língua Inglesa; Elisete Nakamura, de Matemática; e Rachel Moraes, de Língua Portuguesa.

Imagens: Divulgação
  • Objetivo do projeto é criar oportunidades para que os alunos vivenciem experiências que o contato com a natureza pode proporcionar