Alunos de Escola Municipal aprendem sobre cultura africana

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

Os alunos da 5° série C, da Escola Municipal Elias Bargis Mathias, participam do projeto “Desvendando a surpreendente cultura africana”. No intuito de desmistificar o assunto, os alunos juntamente com a professora da sala resolveram desvendar melhor o povo afro.
Segundo os professores Kelly e Alfredo, o projeto nasceu com o objetivo de ampliar e abranger os horizontes além da sala de aula. “A África é lembrada, às vezes, apenas como um continente de escravidão e pobreza. Porém, o que muita gente não sabe é que suas culturas são vastas e diversas”, informaram.
A turma desvendou fatos curiosos, como: cupulanas, tecido com origem moçambicana usado como vestimentas e para carregar seus filhos. As cupulanas são oferecidas às mulheres nos principais acontecimentos de sua vida; máscaras africanas: as famosas máscaras possuem desenhos elaborados e são utilizados em cerimônias e rituais religiosos; danças africanas: são uma maneira de estarem conectados com seus antepassados e carregam uma carga emocional e artística.