Alunos de Medicina recebem capacitação sobre Pancs

Na última semana, os alunos do 5º ano do curso de Medicina da Unitau participaram de uma capacitação envolvendo a Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Polo Regional do Vale do Paraíba em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio do Cpic – Centro de Práticas Integrativas e Complementares.
O objetivo da visita foi demonstrar o potencial de plantas saudáveis, com propriedades fitoterápicas, com altos teores de nutrientes e sua inclusão na dieta de pacientes com problemas de saúde causados pela má alimentação.
O tema da capacitação foi Segurança Alimentar e Nutricional – cultivo e consumo de plantas alimentícias não convencionais. O Cpic é, atualmente, referência na região em estudo das Pancs – Plantas alimentícias não convencionais, sendo assim, os alunos participaram de uma programação completa. Começando com a apresentação da Dra. Cristina Castro sobre o projeto de pesquisa “Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”. A Dra. Beatriz Franco Curcio ficou responsável por apresentar o ”resgate cultural, uso popular e científico das plantas medicinais na prevenção de doenças”.
Os participantes puderam conhecer a unidade de pesquisa, visitando o viveiro de produção de mudas, observando os aspectos fitotécnicos de cultivo, visitando inclusive a horta no campo. Após as vivências, os alunos puderam participar de uma prática de culinária com Pancs.

  • Os alunos puderam participar de diversas atividades e vivência