Alunos de Pinda recebem medalhas na Olimpíada de Astronomia

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que aconteceu em maio deste ano. Os resultados foram divulgados recentemente e 17 alunos receberam medalhas.
A EM (Escola Municipal) Dr. Francisco de Assis César teve seis alunos medalhistas, todos no nível 1 (1° ao 3° ano): Emanuel Noronha Rodrigues, Millena Mariano, Gabriel Noronha Rodrigues, Eduardo de Oliveira, Brayan Panatto e José Victor Vieira. Todos eles receberam uma medalha de bronze.
Outra escola que participou da OBA foi a EM Profº Augusto César Ribeiro que contou com 11 medalhistas. No nível 1, foram os alunos: Andrey Gambi com uma medalha de ouro; Manuela Rodrigues, Giovanna Pastorelli Carlos e Eduardo de Souza, com medalhas de prata; Lucas dos Santos, Ana Valente, Camila Pereira Silva, Daniel dos Santos e Abigail dos Santos, com medalhas de prata. No nível 2 (4° e 5°ano) foram premiados os alunos Carlos Eduardo da Silva com uma medalha de ouro e Letícia dos Santos, com uma medalha de prata.
Segundo a gestora da EM Dr. Francisco de Assis César, os alunos receberam muito bem a proposta de trabalhar com o tema, que foi iniciado com a leitura de capítulos do livro Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato.
Os alunos foram preparados para as Olimpíadas por meio do conteúdo de astronomia que foi inserido no plano de ensino e em seminários e palestras realizadas na escola. Além das atividades realizadas em sala de aula, temas específicos foram trabalhados por meio de lançamento de foguetes construídos pelos alunos.
“Estamos preparando os alunos para que eles prestem atenção ao que acontece à sua volta, é um gostinho pela Astronomia agora nos anos iniciais, e quem sabe futuramente um gosto maior pela Física. É uma sementinha que está sendo plantada”, afirma a gestora da EM Profº Augusto César Ribeiro.
Além dos alunos da Rede Municipal, também participaram alunos das escolas EE Profª Gabriella Monteiro Athayde Marcondes, EE Ryoiti Yassuda, EE Profª Eunice Bueno Romeiro, EE Profª Ismênia Monteiro de Oliveira, Colégio Magistra, Colégio Bom Jesus, Colégio Tableu, Colégio Emílio Ribas e Etec João Gomes de Araújo.

  • Alunos foram preparados para as Olimpíadas por meio do conteúdo de astronomia