Ambiente lúdico auxilia controle de emoções durante isolamento social

Com atividades escolares suspensas há mais de seis meses em grande parte do País, a adaptação das famílias envolve tanto a parte de estrutura – para reservar espaços em casa que possibilitem estudo e brincadeira – quanto das emoções – como ansiedade, tensão, preocupação e medo que têm atingido cada vez mais crianças.
Para ajudar nesse período, diversas formas de distração para envolver as crianças são indicadas. O principal fator de apoio é a criação de ambientes e atividades lúdicas. Além de proporcionar diversão, isso ajuda no desenvolvimento psicológico, social e cognitivo dos pequenos. Para a pedagoga do Instituto Futebol de Rua, Jurema Christen, o trabalho da imaginação é essencial não somente para a educação, mas para o aprendizado de sentimentos. “A ludicidade consegue transformar a realidade da criança por meio da imaginação. Ela consegue sentir emoções e até identificá-las. O trabalho lúdico tem a capacidade de mudar a maneira de ver as coisas”, conta.
E para inserir isso na rotina dentro de casa, atividades simples podem ser ressignificadas com um lado lúdico. Um exemplo são os momentos na cozinha, transformando pratos em pequenas histórias. Além disso, estão disponíveis atividades online para proporcionar essas experiências para crianças. “A família, pais e responsáveis podem auxiliar seus filhos a realizarem as atividades, além de proporcionar momentos educativos de interação como as lives que são desenvolvidas especialmente para educandos e familiares. Esses momentos de entretenimento artesanais são elaborados por diversos professores, de diferentes áreas. Juntos, acreditamos que estamos ressignificando a maneira de fazer educação”, explica Jurema.
O Instituto Futebol de Rua está realizando lives com temas diversos, como História em Quadrinhos, Meio Ambiente, Dinossauros e muitos outros. Os temas e materiais para a programação são desenvolvidos pelos profissionais responsáveis pelo Instituto e trazem conteúdo educacional usando diversão e histórias. As transmissões acontecem toda sexta-feira, às 18 horas, na página do Youtube da instituição.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação