Adoção de animais – Amigos de patas

Saiba por que é importante a adoção responsável de animais domésticos
Eles são peludos e fofinhos; latem, miam e enchem a casa de alegria. Do que eles precisam? De carinho e de cuidados

Há 15 dias, Pretinha ganhou um novo lar. Ela fazia parte de um grupo de cerca de 50 animais que estão no Abrigo Municipal de Pindamonhangaba esperando serem adotados.
Desde que chegou à família, ela só traz alegria. “A Pretinha está ótima e adorando a nova casa”, comenta Cleiton Aires, morador do bairro das Campinas. Ele conta que este é o segundo cachorro que adotam e acham esta atitude muito válida. “Nós chegamos lá, olhamos todos os animais e ela era a ‘menorzinha’. Meu filho Leonardo, que tem 16 anos, falou: ‘vamos ficar com esta!’, e escolheu ela. Nos primeiros dias a adaptação não é tão tranquila, mas depois, é só dar carinho, comida e cuidado que ela se sente em casa. Até roupinha ela tem”, exibe orgulhoso o figurino da Pretinha.
Assim como ela, a Pitanga, a Mel, a Juli, o He-man e o Scooby, entre outros animais, estão esperando por um novo lar.

Adoção Responsável

P ara adotar um cachorro ou um gato do Abrigo Municipal de Pinda é necessário atender aos requisitos:
Ser maior de 18 anos (ou estar acompanhado de uma pessoa ‘ maior de idade);
Apresentar comprovante de residência de
Pindamonhangaba;
Levar documento oficial com foto;
No momento da retirada do animal, preencher e assinar um termo de adoção responsável.

“Nossa primeira ação é realizar um bate-papo com os interessados para nos certificar de que os animais estarão em condições adequadas no novo lar, como por exemplo, se a casa é muito pequena e o animal é de grande porte, se terão tempo para cuidar dele e se gostam mesmo de animais”, explica o veterinário responsável pelo Abrigo, Marco Aurélio Vitali.

Para o profissional, não basta ter vontade de adotar um animal, é fundamental ter condições de recebê-lo e ter plena consciência de que “ao adotar, a responsabilidade é toda da nova família”, reforça.

Ele também ressalta que os animais já são vacinados, e recebem remédios de vermifugação e/ou outros medicamentos para evitar infecções, além de serem castrados. “Isso elimina a procriação desordenada e a proliferação de possíveis doenças”, afirma o veterinário.

“Melhor Amigo”


Na última semana, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou uma página em seu site oficial para conscientizar e incentivar a adoção responsável de cães e gatos que foram recolhidos das ruas e estão morando no Abrigo Municipal. O endereço da página é: www.pindamonhangaba.sp.gov.br/adoteumamigo/.
A iniciativa possibilita que as pessoas conheçam os animais que estão disponíveis para adoção, além de permitir acesso às informações sobre horários de funcionamento do Abrigo, requisitos para adoção e maneiras de doação de doações de alimentos, medicamentos, roupas e outros itens, sempre por meio do Fundo Social de Solidariedade.

 

Imagens: Divulgação / Victor Belmonte
  • Pretinha, de roupinha, e casa nova
  • Estes são alguns dos animais que aguardam adoção
  • Cleiton e Leonardo no dia da adoção