Proseando : AMIZADE CARECA

Qual o nome do irmão caçula? Dica: o irmão mais velho disse quatro nomes. Retire, do primeiro, a última parte. Dos seguintes, a segunda parte. Encontre a ordem, descubra o nome e envie a resposta ao WhatsApp 99735 0611.

Que tal sugerir um assunto para o próximo Proseando? Envie um tema para o número acima.

Os irmãos nasceram em um lugar qualquer de uma cidadezinha que até hoje não aparece no mapa. Ambos trabalhavam na roça destrancando madrugadas e guardando o sol.

Desde a infância o mais velho reclamava daquela vidinha de enxada, de bolhas nas mãos. Jurava que iria ganhar muito dinheiro com trabalho limpo e prosperar na vida longe dali. Foi morar com a madrinha em São Paulo. Durante anos dedicou-se aos estudos e diplomou-se em Direito. Por sua vez, ocaçula era enraizado. Amava o campo, os passarinhos, o milharal. Gostava de ficar debruçado na janela e contar segredos à lua.

O advogado desposou a filha de um magnata e se estabeleceu na capital. O irmão casou-se com a filha do carroceiro, mulher de beleza física duvidosa, mas sábia e de coração aveludado.

Pelo menos uma vez por mês o advogado visitava o irmão, trazendo-lhe presentes e tentando de todas as maneiras levá-lo para morar com ele.
— O pai e a mãe bateram as botas faz tempo. Até quando você vai ficar aqui neste fim de mundo? Vem morar comigo.

Tentativas frustradas. Nenhum argumento, por mais atraente que fosse, conseguia persuadir o irmão.
O tempo passou. Depois de muitos anos, o advogado ficou viúvo: a esposa não resistiu à abdominoplastia. Desde aquele acontecimento ele passou a ter comportamentos bizarros. Quem o conhecia dizia que não era o mesmo homem.

No começo do ano, visitou o irmão.
—Trouxe esse presente para o meu melhor amigo. Espero que goste.
Os dedos calosos desfizeram o laço e desembrulharam a caixa.
— Charutos?
—Comprei-os em Havana. Gostou?
Sem titubear, o caçula recordou:
— Você sabe que não fumo. Nunca fumei em toda a minha vida.
No mês seguinte…
—Trouxe um presentão pra você, meu irmão e meu querido e único amigo. Tenho certezade que irá gostar.

Tratava-se de um par de tênisque custava três salários mínimos, ou mais.
— Calce-os e sinta como são confortáveis.
Nem tentou.
— Eu calço 44. Esse é 38.Serve no meu filho.
Assim que o advogadoretornou à capital, chamou a esposae disse que estava preocupado com o irmão. “Pelos presentes e, principalmente, porque me chama por nomesdiferentes do meu: Cassiano, Juvenal, Auriberto, Elifas…” A esposa pediu que tivesse compaixão, que o convencesse a procurar um médico.

Mês passado, nova visita.
— Pensou que eu ia me esquecer, maninho? Trouxe um presentinho para você.
Como alguém poderia imaginar que aquele belo pacote continha…
— Uma peruca!?
— Gostou?

Lembrou-se do conselho da esposa e agradeceu, dizendo que era o que sempre sonhou ter. Em seguida, pediu licença, foi ao banheiro e, com tesoura e aparelho de barbear, desmatou a vasta cabeleira.

  • Arquivo pessoal