Amor pela dança

Quando era pequena minha mãe me levou ao médico por conta de um problema ortopédico comum em crianças e uma das recomendações foi que a de que eu deveria ingressar no balé para auxiliar na melhora da posição dos joelhos ao caminhar. Não poderia imaginar que uma orientação médica e o incentivo da minha família pudessem proporcionar o começo de uma futura carreira e trouxesse tantos benefícios para minha vida.
Tudo começou aos quatro anos no projeto social da Igreja São Joaquim. A princípio, não tinha intenções grandiosas com a dança, apenas fazia como atividade física. Mas, com o correr do tempo, a paixão foi crescendo e já não sabia mais viver sem. Em 2011, com o apoio da minha família, ingressei na Escola de Ballet Julia Pyles, onde me apropriei verdadeiramente da técnica da dança clássica e jazz.
A dança desenvolveu a boa postura e habilidades com o corpo, musicalidade, trabalho em equipe, criatividade, responsabilidade, entrega e compromisso, além das amizades e lembranças que carregarei para sempre comigo.
Aos 15 anos, retornando do primeiro concurso internacional, senti que precisava ampliar meus horizontes. Em janeiro de 2013, aproveitei a oportunidade oferecida pela minha mãe e me mudei para São Paulo, para estudar no Centro de Danças Mavi Chiachietto, reconhecida pela sua excelente formação de bailarinos e professores. Um ano antes da minha mudança para lá, minha mãe já estava estabelecida na cidade por conta de uma proposta de trabalho. Nos primeiros dois anos, moramos juntas. No terceiro ano, ela retornou para o interior e eu comecei a dividir o apartamento com uma amiga. Morávamos no bairro do Belenzinho, localizado na zona leste na cidade.
Chegar em São Paulo foi como começar a escrever em uma página em branco. Precisava me adaptar com a correria da cidade e com a escola regular, enfrentar inúmeros desafios técnicos na nova escola de dança e estudar para o vestibular. Realmente não foi uma tarefa fácil. Dedicação e foco fizeram toda a diferença. Após o retorno de minha mãe para o interior, precisei me manter financeiramente, conciliando o treino e estudos com o trabalho.
Comecei a estagiar como professora no 2º semestre de 2013 no Centro de Danças Mavi Chiachietto mesmo. Assistia e auxiliava as professoras titulares nas aulas até retirar meu diploma de bailarina pela Royal Academy of Dance, assumindo minha primeira turma em 2014. Em 2016, devido ao conhecimento da metodologia fui indicada para trabalhar na Academia Corpo Cia, em Guaratinguetá, para assumir as turmas de ballet e jazz. Além desta academia, retornei para a Escola de Ballet Julia Pyles, mas dessa vez como professora. Permaneci nas escolas até o final de 2018, quando recebi a proposta, aos 22 anos, para ingressar na Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo.
Atualmente, sou professora de ballet clássico do 1º ano do programa de formação e assistente da Coordenação Pedagógica da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo e responsável pelo grupo competitivo infantil do Centro de Danças Mavi Chiachietto.
Após retirar meu diploma como bailarina senti a necessidade de aprimorar e embasar meus conhecimentos, para transmiti-los aos alunos com mais segurança. Incentivada pela minha mentora, iniciei os procedimentos para ingressar no CBTS (Certificate in Ballet Teaching Studies), Faculdade de Educação da Royal Academy of Dance, oficializada pela Universidade de Survey, da Inglaterra, sendo aprovada no processo seletivo em agosto de 2016. Já me apresentei em concursos nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Participei como bailarina nas finais do “Youth American Grand Prix” em Nova Iorque (2012), nas finais do “Tanzolymp” em Berlim (2014) e em audições na cidade de Londres.
Sou grata! Todas as vivências foram extremamente significativas. Um momento um especial foi ver minhas alunas sendo premiadas em concursos renomados no Brasil, reflexo de comprometimento de escola, professor, bailarino e família. Sou a mais jovem integrante em um meio de profissionais renomados.
Pretendo realizar um intercâmbio em Londres para continuar o programa de estudos da faculdade da RAD, lecionando em escolas fora do país. Também quero continuar trabalhando nas escolas, levando em paralelo alguns projeto e parcerias que iniciarei no próximo ano. Minha filosofia de ensino é elevar a qualidade de ensino e transmitir o amor pela dança.