História : Ana Francisca, a esposa do Dr. João Romeiro

Dizem que “Há sempre uma grande mulher por trás de um grande homem”.
O mais correto seria “Ao lado de um grande homem”, e João Romeiro era grande: jornalista, político, juiz de direito, jurisconsulto, historiador, escritor, poeta e, sobretudo um cidadão chefe de família. Daí a razão de ter uma valorosa mulher ao seu lado, pelo menos em parte de sua produtiva passagem pela terra: Ana Francisca Marcondes Romeiro…

Nossa página de história desta edição, em alusão aos 137 anos de existência do jornal Tribuna do Norte, data a ser comemorada no dia 11 de junho próximo, estampa o retrato de dona Ana Francisca Marcondes Romeiro, ao lado de seu esposo, o ilustre fundador deste jornal: Dr. João Marcondes de Moura Romeiro.
A ilustração, inédita neste secular periódico da imprensa interiorana, foi possível graças ao Dr. Francisco Piorino Filho. Atento à data histórica da Tribuna do Norte e estando de posse do mencionado quadro, guarda que lhe foi concedida por familiares dos Romeiros, decidiu que melhor destino não teria senão a fundação mantenedora do atual bissemanário: a Fundação Dr. João Romeiro. Piorino Filho, que em determinado período de sua vida profissional também prestou bons serviços a este jornal como diretor e redator, na qualidade de leitor, tem-lhe demonstrado carinho, respeito e admiração.

Ana Francisca
Marcondes Romeiro
Era filha de Manoel Inácio Marcondes Romeiro – Barão de Romeiro (irmão do Dr. João Romeiro), em seu primeiro casamento, o matrimônio realizado com dona Mariana Marcondes de Oliveira Cabral. Ao casar-se com o tio, o fundador do jornal Tribuna do Norte, constituiu com ele uma respeitada família, tiveram 14 filhos.
Sobre a vida familiar de João Romeiro, em conferência pronunciada na comemoração do Centenário da Tribuna do Norte, em 11/6/1982, na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, o Dr. Mateus Marcondes Romeiro Neto, revela que “como chefe de família revelou as mais acendradas virtudes. Foi o marido dedicado e extremoso. Um enamorado de sua esposa…” (Mateus Marcondes Romeiro Neto, 1919 – 1992, médico, professor doutor, pesquisador e escritor, era neto de João Romeiro)
Ana Francisca Marcondes Romeiro faleceu em 1899 (segundo, Genealogia Paulistana Título Cunhas Gagos Parte 5 www.arvore.net.br/Paulistana/CGagos_5.htm) e João Romeiro, ainda conforme a conferência de Mateus Romeiro, “ficou viúvo ainda muito moço, e desde esse momento, devotou-se inteiramente aos filhos, quase todos menores. Procurava suprir a falta da mãe, sempre tão carinhosa, tratando-os com o desvelo, a bondade e o amor que transbordavam de seu coração. Desse modo e com seu exemplo, os educou para os combates da vida.
Teve a felicidade de ter ao seu lado, em Pindamonhangaba, muitos dos filhos já casados. Fazia questão, porem de reunir todos os seus descendentes, pelo menos uma vez por ano. Quase sempre era em sua fazenda, a Mombaça, no dia de São João. Num clima de muita alegria e festa.”