História : Ana Maria, pindamonhangabense pela raiz

Filha do pindamonhangabense Eloy Corrêa Guimarães, e de dona Júlia Pereira Guimarães, de Ipaussu-SP, Ana Maria é natural de São Roque (interior paulista). Seu pai ocupava cargo de chefia na Estrada de Ferro Sorocabana e uma das funções referentes ao seu cargo era estar sempre junto dos ferroviários que liderava. Isso fazia com que estivesse sempre residindo em uma cidade diferente.
Durante a implantação dos trens elétricos da Sorocabana – de São Paulo a Presidente Prudente – seu Eloy conheceu a professora Júlia, que lecionava em Santa Cruz do Rio Pardo. Casaram-se e foram nascendo os filhos (em cidades onde ele se encontrava no momento): Yeda, Sérgio, Rosa, Oto, Celso, Elói Jr., Ana Maria e depois dela, a Lurdinha e o Miguel.
Na década de 50, o pai se aposentou e voltou para Pindamonhangaba. Aqui, depois de residirem na avenida São João Bosco e algum tempo no bairro do Bonsucesso, no sítio do avô, Luiz Guimarães (famoso festeiro de São João), se estabeleceram no casarão da Prudente de Moraes com a Senador Dino Bueno, onde viveu os seus anos dourados da juventude.
Ana Maria iniciou na arte dramática no início dos anos 60, fazendo parte do elenco do Teatro Estudantil criado por seu irmão Oto, que também escrevia as peças. As apresentações dos estudantes eram feitas no então Instituto de Educação João Gomes de Araújo
Extrovertida, desenvolta, carismática, Aninha, como era carinhosamente conhecida, era muito requisitada nos eventos da juventude. Alguns dos títulos conquistados: ‘Rainha do Carnaval de 1963’, ‘Princesa dos Jogos Abertos do Interior’ e ‘Miss Pindamonhangaba’, título que recebeu do inesquecível radialista Jota Marcondes, pois não havia concurso de miss na época (quando começaram a ocorrer em Pinda, ela apresentou quase todos os eventos). Com outros estudantes, também foi responsável pela apresentação de um programa estudantil que ia ao ar pela rádio Difusora, criado pelo radialista Percy Lacerda.
Membro da Ajeb – Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil-SP e ocupante da cadeira nº 35 de membros titulares da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, Ana Maria é pessoa extremamente importante à cultura de Pindamonhangaba.

  • Atores: Emiliano de Guimarães Queiroz, Amácio Mazzaropi, Genny de Almeida Prado (Geny Prado) e Ana Maria Guimarães Iadeluca
  • Ana Maria quando assumia cadeira de membro titular da APL e foi diplomada pela presidente, escritora Bete Guimarães