Ante a partida do estimado professor Souza Leite

Altair Fernandes
***
Na quarta-feira (16), Pindamonhangaba foi surpreendida com a notícia da partida do professor José de Souza Leite para a vida espiritual. Entre as inúmeras atividades que ele muito bem desempenhou quando esteve por aqui, fica o agradecimento do jornal Tribuna do Norte pela sua colaboração, enquanto pode, com a coluna semanal ‘Geografando’. Os artigos desse colunista foram muito úteis aos estudantes.
Contava já com seus 97 bem vividos anos o estimado professor à data da partida. Souza Leite foi Horticultor Técnico – Escola de Horticultura de Itajubá-MG; pertenceu ao quadro do Exército Brasileiro, atuando em Piquete, cidade na qual dirigiu, como diretor, a Escola Agrícola General Osório, da fábrica Presidente Vargas e também foi diretor do informativo ‘O Labor da Fábrica Presidente Vargas’.
Em Pindamonhangaba, foi professor (quem não se lembra de sua dinâmica de grupo) no antigo Instituto João Gomes de Araújo (atual Escola Técnica); na Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso, onde atuou também como Assistente de Direção; na Escola Estadual Professor João Martins de Almeida; na Escola Estadual Professor Mário Bulcão Giudice; no Externato São José. Em Taubaté foi professor do Idesa.
Além de sua atuação no magistério, prestou brilhante trabalho junto à Prefeitura de Pindamonhangaba na função de secretário do Conselho Municipal de Turismo, gestão do Dr. Caio Gomes Figueiredo; depois como presidente do Conselho Municipal de Turismo, gestão do Dr. João Bosco Nogueira. Sua atividade social marcante se deu como presidente do Conselho Particular Vicentino e Lar de Velhos São Vicente de Paulo.
Sua passagem deixa vaga importante lacuna na educação e cultura. Souza Leite também ocupava a cadeira nº 35 de membros titulares da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras.
Seja bem recebido no plano espiritual pelos seus entes queridos que o antecederam!

  • Professor José de Souza Leite (22/4/1920 Itajubá – 16/8/2017 Pindamonhangaba)