Antes dos Jogos, atletas participam da Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes

Com pouco menos de três semanas até o início da modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, a seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas estará completa para disputar a Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes.

O torneio acontece em São Paulo entre os dias 25 e 28 deste mês com entrada gratuita ao público. Cinquenta e quatro atletas divididos nas categorias masculino, feminino, juvenil masculino, juvenil feminino e quad (para atletas que tenham deficiência em membros superiores, além de inferiores) vão jogar nas tradicionais quadras de saibro do Esporte Clube Pinheiros, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo.

A competição é organizada pela Associação Itapirense de Judô, Esportes e Cultura (A.I.J.E.C.) com o patrocínio da Nextel. Este será o último torneio na América Latina antes da Paralimpíada, no Rio de Janeiro.

Os oito atletas paralímpicos brasileiros garantidos no tênis em cadeira de rodas nos Jogos de 2016 e inscritos na Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes são: Natalia Mayara, Rejane Candida, Daniel Rodrigues, Carlos “Jordan” Santos, Rafael Medeiros, Mauricio Pomme, Ymanitu Silva e Rodrigo Oliveira.

História sobre o esporte

O tênis em cadeira de rodas foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Eles construíram as primeiras cadeiras adaptadas para o jogo e difundiram em seu país. Em 1977, foi realizado o primeiro torneio no Griffith Park, na Califórnia.

Em 1988, a modalidade foi exibida nos Jogos Paralímpicos de Seul. Quatro anos depois em Barcelona foi o marco para o tênis em cadeira de rodas, quando passou a valer medalhas.

Os brasileiros na modalidade

O primeiro brasileiro no tênis em cadeira de rodas foi José Carlos Morais, em 1985. Ele conheceu o esporte quando foi à Inglaterra competir pela seleção nacional de basquete em cadeira de rodas. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em Atlanta (1996), com Morais novamente como pioneiro e Francisco Reis Junior.

Imagens: Marcelo Camargo/Agência Brasil