Registro Cultural : APL e Fasc, uma parceria pela arte e cultura

A participação da Fasc-Faculdade de Música Santa Cecília com seus alunos músicos, coordenados pela acadêmica professora Jaqueline Bigaton Porto, nas sessões plenárias solenes da APL- Academia Pindamonhangabense de Letras tem sido responsável pela animação musical do evento, que ocorre sempre na noite da última sexta-feira de cada mês. A relação artístico-cultural das duas entidades fortaleceu-se ainda mais com a participação de acadêmicos membros da APL na Semana Fasc Music, ocorrida de 8 a 14 de novembro.
Encerrado o evento, que teve uma programação muito bem elaborada, com apresentações divulgadoras da nossa arte e cultura, registramos aqui, de forma sucinta, a palavra dos acadêmicos envolvidos na Semana Fasc Music.

“Quando no Hino a São João Batista, encontramos as notas musicais onde em oração ele pede para que suas pregas vocais sejam lubrificadas para SEMPRE louvar ao Pai, agradeço a oportunidade de nesta semana, do 1°Fasc Music, estar mais próxima à Música e poder reverenciar talentos que dela participaram! Sinto-me encantada e realizada. Desejo a todos muita FÉ, ESPERANÇA, AMOR E SABEDORIA para dias de construção e conhecimento SEMPRE.”
– Jaqueline Bigaton Porto – coordenadora do curso de Licenciatura em Música da Fasc – cadeira nº 29T da APL.
“A convite da professora Jaqueline Bigaton Porto, realizei uma oficina de escrita poética, levando alunos e convidados a escreverem poesia a partir de palavras extraídas de um poema de Cecília Meireles. Antes da produção, apreciamos poemas e pensamentos de Adélia Prado, Drummond, Ferreira Gullar e Cecília, além de estudarmos – brevemente – as quatro dimensões do fazer poético (som, imagem, mensagem e sentimento). Foi lindo porque todo mundo escreveu, depois houve a leitura dos poemas produzidos, tudo a ver com o nome dado à oficina: ‘Poetizar’.”
– Ricardo Estevão de Almeida – escritor, poeta e professor – cadeira nº 27T da APL – no evento foi responsável pela realização da Oficina “Poetizar”
“Ter me formado com arte educadora na antiga Famusc, hoje Fasc nos anos 80 e ter a oportunidade de agora retornar à mesma ‘casa’, foi uma grande alegria. Poder partilhar com os alunos o meu reencontro com a ARTE através da literatura onde a matéria prima não são pincéis, nem telas, nem tintas, e sim palavras, foi uma grata satisfação. Quando todo o redor é adversidade, ainda assim, o artista vai encontrar uma saída, e eu encontrei na escrita uma forma de ser resgatada de volta ao estado de criação tão necessário ao artista quanto o ar.”
– Rhosana Dalle – escritora, poetisa, atriz e artista plástica – cadeira nº 26T da APL – foi palestrante no evento, tema “Mulher, literatura e tempo”.
“Infelizmente, não foi possível estar presente ao Fest Fasc e torcer pela Márcia Nunes, mas achei formidável ela ter conseguido se classificar entre os três melhores da saudável competição musical. Ela compõe, toca e canta divinamente. Também elogio o evento da Fasc, no qual acabei participando na voz de Marcia Nunes.”
-Maurício Cavalheiro – escritor, poeta e compositor – cadeira nº 30T da APL – autor da letra “Não há motivos pra chorar”, interpretada pela cantora Márcia Regina N. L. Silva, a Márcia Nunes. Terceira colocadar no Fest Fasc.

A composição vencedora do 1º Fest Fasc foi “Menina Diferente” – Felipe da Motta; 2° lugar para”Mais um dia” – Rodrigo Bruno dos Santos.

Não há motivos pra chorar
Letra – Maurício Cavalheiro
Música – Márcia Nunes

Logo após a chuva forte
Que caiu em meu telhado
O céu ficou cravejado
De estrelas junto ao luar
Isso me fez compreender
Que a tristeza é passageira
E que a alegria é ligeira
Não demora pra voltar.
Não há motivos pra chorar
Dores não tem eternidade
Estrelas voltam a brilhar
Depois que cessa a tempestade.
Não choro mais
Por mais que a dor em minha vida
Esteja sempre decidida em tornar tudo ruim
Pois sei que Deus em meus momentos de amargura
Me abraça forte e com ternura cuida muito bem de mim.

  • Acadêmicos: Rhosana Dalle, Ricardo Estevão de Almeida e Jaqueline Bigaton Porto - Créditos: Divulgação