Registro Cultural : APL encerra maio com plenária solene no palacete

Também esteve na pauta da noite literária e cultural no Palacete 10 de Julho a apresentação do vídeo (gravado com a participação de acadêmicas membros da APL), que divulgou poemas a mais recente obra do acadêmico escritor e professor Ricardo Estevão de Almeida, o livro “Felizes são as árvores”

 

  • Recebido ao quadro de membros honorários da APL para assumir a cadeira 14H, o professor-doutor Luciano Ricardo Marcondes da Silva discorreu sobre a vida e obra do inesquecível prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Caio Gomes Figueiredo, patrono da cadeira que passou a ocupar na Academia. Na foto o novo acadêmico sendo diplomado pela presidente APL Bete Guimarães e o vice, Edmar de Souza.
  • O Presidente de Honra da APL, Francisco Piorino Filho, e sua esposa Therezinha Villela Piorino prestigiaram a sessão da APL. Ao escritor coube fazer a palestra do mês, que teve como tema: “A importância de Juó Bananére no cenário literário”. Juó Bananére (Alexandre Ribeiro Marcondes Machado) é o literato pindamonhangabense considerado por muitos como um pré-modernista, principalmente pela influência de Oswald de Andrade, tratando de forma irreverente as produções do romantismo e do parnasianismo.
  • Destaque para a entrega de certificados aos concluintes da “Oficina Criação Textual – Redação descomplicada”, ministrada pela acadêmica, professora e escritora Eva Andrade (1ª à esquerda). Evento que envolveu a participação da Coordenação de Bibliotecas de Pindamonhangaba, biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace e APL.
  • A acadêmica poetisa e atriz Rhosana Dalle teve o seu poema denominado ‘Ao meio’, dedicado aos pracinhas da FEB-Força Expedicionária Brasileira pela participação na 2ª Guerra Mundial, musicado pelo acadêmico Pedro Ivo Sales e apresentado na plenária com a o acompanhamento de músicos da Corporação Musical Eeuterpe e de coral formado por alunos da Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso (a ideia teria sido uma surpresa preparada pelo acadêmcio José Gândara Martins)
  • Com a palavra, o acadêmico e trovador José Ouverney divulgou a realização do 1º Ensaio de Trovas a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 próximos, um aprendizado dedicado àqueles que gostariam de aprender ou aperfeiçoar seus conhecimento sobre essa modalidade poética. O trovador também divulgou as trovas recentemente premiadas dos irmãos Ouverney em certames nacionais