Apresentação

Pindamonhangaba está em festa! A Tribuna do Norte celebra 140 Anos! É o jornal mais antigo que ainda se publica no interior paulista; o 2º mais antigo do Estado de São Paulo; o 5º do Brasil; e o 6º da América Latina!

Em 11 de junho de 1882, quando o jornalista e advogado Dr. João Marcondes Moura Romeiro redigiu o primeiro número da Tribuna do Norte, sob a direção do Sr. João Fernandes de Moura Rangel, não se poderia imaginar que o periódico pindamonhangabense, por 14 décadas ininterruptas, até os dias de hoje, seria impresso e divulgado na sua Princesa do Norte!

Desde a fundação da Tribuna do Norte, um seleto grupo de homens e mulheres presidiu com afinco o jornal, diagramou seus exemplares, publicou notícias, reportagens, anúncios, entrevistas, crônicas, poesias, enfim, registrou em suas páginas o dia a dia e a história de Pindamonhangaba!

Para celebrarmos esse feito histórico, criamos um periódico mensal destinado às crianças: a TRIBUNINHA! Mais do que nos dirigirmos às novas gerações por meio de notícias e informações sobre EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DE PINDAMONHANGABA, MEIO AMBIENTE,SAÚDE, LIVROS, FILMES, SÉRIES e GAMES, dentre outros temas superlegais, pretendemos publicar desenhos, poemas e textos dos nossos leitores mirins!

Neste mundo tecnológico em que estamos inseridos e conectados pela internet – redes sociais, podcasts e outros -, a TRIBUNINHA terá, além da versão impressa, a versão digital.

A versão impressa estará disponível em todas as escolas e nos mais diversos órgãos públicos e particulares do município; já a sua versão digital, pretendemos levá-la às lousas digitais das escolas da Rede Municipal de Pindamonhangaba, a fim de conectarmos gestores, professores e alunos com o nosso informativo, bem como divulgarmos os belíssimos trabalhos desenvolvidos por elesentre as diversas unidades escolares.

Pessoas especiais colaboraram para que o Número 1 da Edição 1 da TRIBUNINHA chegasse aos nossos leitores mirins: Altair Fernandes – jornalista da Tribuna do Norte e responsável pela coluna “Histórias da Cidade Princesa”; a direção e a equipe de diagramadores do Jornal Tribuna do Norte; Luciana Ferreira – Secretária Municipal de Educação e quem assina “Educação em Foco; Fabiano Vanone – secretário Adjunto de Educação e idealizador do projeto; Elaine Prolungatti – Diretora do Departamento de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, quem redigirá “Notícias da Educação”; Maria Eduarda San Martin – Secretária de Meio Ambiente, escreverá sobre a Natureza; Mauro Celso Barbosa – Gestor de Bibliotecas, responsável pelas colunas “Livro da Hora” e a agenda cultural “Em Cena”; Francisco Machado –artista plástico e cartunista, quem assinará as colunas “Tirinhas, Caça-palavras & Cruzadinhas”; Dr. José Valdez de Castro Moura – médico pediatra e poeta, responsável pela coluna “Doutor Saúde”; Eva Andrade – educadora e escritora, que trará “Filmes, Séries e Games” e, por fim, Juraci de Faria Condé – educadora e poeta, responsável pelas colunas “Gente da Gente” e “Cantinho da Poesia”.

Nos próximos números da TRIBUNINHA, teremos uma participação mais expressiva das crianças em duas colunas criadas especialmente para divulgarmos a produção artística e literária do nosso público mirim: “Minha Escola, Meus Professores” e “Pindamonhangaba que eu amo”.

Que a TRIBUNINHA conquiste o coração dos nossos leitores e que ela, ao longo de suas próximas edições, prossiga com o segredo de sucesso da sua matriz, a TRIBUNA DO NORTE: adequar-se às novas tecnologias sem perder a identidade histórica, cultural e social evidenciada em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo e no Brasil.