Apta oferece capacitação nos setores de fitotecnia e aquicultura

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de Pindamonhangaba abre duas qualificações. Na sexta-feira (18) acontece um mutirão agroflorestal, para recuperação de áreas filiais, ministrado pelo pesquisador de sistemas agroflorestais, Antonio Carlos Pries Devide. Na próxima semana haverá o curso de processamento artesanal de peixes, ministrado pelo engenheiro agrônomo Francisco Jorge Pely.

Programação

O ‘Mutirão Agroflorestal e Reunião da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba’ tem como objetivo promover uma visita técnica ao projeto Vitrine Agroecológica; capacitando os participantes por meio de mutirão agroflorestal e implantando um novo módulo agroflorestal – SAF com foco na restauração de mata ciliar com espécies nativas e exóticas, tendo como variedades bananas, pupunha e árvores.
Qualquer pessoa pode participar, desde que levem gêneros alimentícios locais e caseiros para o café da manhã participativo; devendo contribuir com taxa de alimentação para o almoço no valor de R$10,00; levar sementes diversas para plantio e troca, chapéu e protetor solar.

7h30 recepção com café participativo
8h – 8h30: Apresentações dos participantes, energia e sustentabilidade
9h – 11h30: Mutirão Agroflorestal
11h30 – 12h: Apresentação do Horto Botânico de Plantas Alimentícias Não Convencionais; Apresentação dos sistemas de produção agroecológica: consórcios mandioca, quiabo, milho em plantio direto (SPD); consórcio sorgo forrageiro e crotalária em SPD; SAF implantado de mudas e sementes; banco de estacas de gliricídia e cana orgânica.
12h – 13h: almoço/degustação de PANC produzidas em sistema agroecológico
13h – 16h30: reunião técnica com oficina de planejamento participativo da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba
16h30 – 17h: Avaliação

O segundo curso ‘Processamento Artesanal de Peixes’ terá início na quinta-feira (24) e abordará aspectos nutricionais da carne de peixe, bem como as técnicas de pré-abate, abate, processamento e conservação, com atividade prática de produção de subprodutos e receitas com pescado.
É necessário o pagamento de uma taxa de R$ 90; o curso é destinado apiscicultores, proprietários de pesque-pague e restaurantes, estudantes, profissionais e admiradores da culinária.
Dividido em dois dias, 24 e 25, as aulas serão sempre das 8 às 17 horas. Informações sobre o pagamento das inscrições podem ser obtidos pelo telefone (12) 3642-1823, o Setor de Aquicultura está localizado na av. Prof. Manoel César Ribeiro, 1.920.

24/11 – Quinta-feira
– Recepção e conhecimento do grupo
– Apresentação teórica sobre aspectos nutricionais e tecnológicos da carne do peixe
– Pré abate (depuração, estresse e jejum)
– Abate e processamento (artesanal e industrial)
– Conservação do peixe (salga, congelamento e armazenamento)
– Intervalo
– Demonstração de filetagem e preparo inicial das linguiças defumadas e alheiras, salga e congelamento de peixes (porquinho de tilápia)
– Início de fabricação de parmegiana (marinados), hambúrguer, sardinha de tilápia e nuggets
– Congelamento de cabeças de peixes para o pirão.
25/11 – Sexta-feira
– Final da fabricação do parmegiana, hambúrguer, sardinha e defumados
– Fabricação de receitas com peixes (pirão, fritos, assados e parmegiana)
– Avaliação do curso com degustação.
– Encerramento