Araretama recebe ação contra os focos de mosquitos transmissores da dengue

Pindamonhangaba alcança números cada vez maiores de casos de dengue. Atualmente, são mais de 1320 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti e os maiores focos de dengue continuam sendo os quintais das residências.
Preocupada com esses índices, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do setor de Controle de Vetores e agentes comunitários, da Secretaria de Saúde, vem realizando, desde a quinta-feira (14), uma grande ação no bairro Araretama para combate ao mosquito da dengue.
O bairro foi escolhido para estrear a iniciativa devido ao grande número de pacientes infectados com dengue que se declaram moradores do local. Dos mais de 1300 casos, 40% foram identificados como moradores daquela região.
De acordo com o chefe de Divisão de Zoonoses, Ricardo da Costa Manso, a ação será conjunta entre os agentes de Controle de Vetores e agentes comunitários, percorrendo as áreas mais atingidas pela transmissão da dengue, para a realização do controle químico do mosquito da dengue, por meio de aplicação de inseticida apropriado nos quintais das residências.
“No primeiro dia, a ação abrangerá as residências do Nova Esperanças e, na sequência, seguirá para as próximas regiões do Araretama. Todas as casas recebem panfletos com as orientações, para se prepararem para receberem o controle químico”, contou.
Os moradores dos bairros que receberão a ação devem: cobrir alimentos, água, roupas nos varais, roupas de cama ou toalhas de mesa, e manter portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida. Durante a aplicação, os moradores e seus animais de estimação deverão ficar na calçada, e aguardar por cerca de 15 minutos após o término para retornarem.
Importante destacar que não haverá atividade se estiver chovendo, para que não haja perda do inseticida aplicado e evitar aglomeração de população. Nestes casos, a ação será realizada no dia seguinte que tiver condições climáticas favoráveis.
Para garantir a segurança da população, as equipes estarão devidamente uniformizadas, paramentadas e identificadas e entrarão somente nos quintais das casas.
A previsão da equipe de Controle de Vetores é que duas mil casas recebam a ação, estimada para ser realizada em cerca de 15 dias. Ao término do controle químico no bairro, a equipe segue para a região do Castolira.
Além do controle químico, o Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde preparou um cronograma de outras regiões da cidade que receberão o carro do fumacê a partir da próxima semana. Os locais também serão avisados por carros de som com antecedência. O fumacê é passado durante à noite, em locais que estão com transmissão da dengue. É importante destacar que a eficiência do controle químico via nebulização e fumacê depende da eliminação dos criadouros dos mosquitos, que é realizado por meio dos bloqueios de controle de criadouros realizado anteriormente à nebulização e fumacê, pela equipe de Controle de Vetores.
Segundo a secretária de Saúde, Valéria Santos, além de todas essas ações, a participação da população é essencial. “Contamos com o apoio da população para que faça a sua parte, eliminando criadouros e locais que acumulem água, pois do contrário de nada adiantam essas ações. É preciso também que a população colabore e autorize os agentes, devidamente uniformizados, paramentados e identificados, a entrarem nos quintais para a aplicação do veneno”, destacou a secretária.

Dicas para evitar a criação e proliferação de novos mosquitos:

– Mantenha a caixa d´água bem fechada. Coloque tela no ladrão da caixa d´água;
– Mantenha bem tampados tonéis e barris de água;
– Lave semanalmente (por dentro) com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
– Fure os pratinhos das plantas para que não acumulem água;
– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Não deixe água acumulada sobre a laje;
– Coloque no lixo todo objeto sem utilidade que possa acumular água.
– Adicionar cloro ou desinfetante nos ralos internos e externos e lavar os bebedouros dos animais semanalmente.
– Lembre-se: você é responsável pela sua saúde e da sua família. Sua participação é essencial para acabar com a dengue.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação