Araretama recebe campanha de vacinação antirrábica nesta terça-feira

O município iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica no fim de semana e, nesta terça-feira (28), a equipe da Vigilância Epidemiológica estará no bairro do Araretama para vacinar cães e gatos. A vacinação acontecerá em dois locais: Praça São Miguel Arcanjo e no ginásio de esportes, das 8 às 16h30.
A campanha começou no sábado (25), na zona rural, percorrendo casa a casa. No domingo (26), foi realizada no Parque da Cidade. Até o momento, foram vacinados 1.304 cães e 221 gatos. A meta da cidade é de vacinar 23.500 animais.
A vacinação na zona rural será realizada ainda nos dias 1º, 15 e 22 de setembro, também casa a casa. Já na zona urbana será nos dias 28 e 30 de agosto, 11 e 13 de setembro; a vacinação será em pontos fixos de cada bairro. Os proprietários deverão vacinar animais acima de três meses de idade proporcionando a imunização por 12 meses, deste modo, mantendo a saúde do animal diante a este vírus.
O diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Rafael Lamana, afirma que a raiva canina ou felina é transmitida a seres humanos por vírus presente da saliva e secreção dos animais contaminados. Uma vez transmitida a seres humanos, não há registro na literatura de cura, em todos os casos levaram o paciente a óbito.

  • A meta de Pinda é vacinar 23.500 animais