Araretama recebe coleta de exames laboratoriais

A organização do fluxo de atendimento do Laboratório Municipal está em andamento em Pindamonhangaba. A Secretaria de Saúde da Prefeitura está realizando a descentralização da coleta, gerando mais conforto aos pacientes, que não precisam se deslocar até o centro da cidade para realizarem exames laboratoriais. A iniciativa deu certo em Moreira César e está sendo implantada no Araretama.
Nessa fase de implantação, a coleta no Araretama é centralizada no posto do Nova Esperança conhecido como Araretama 1, mas recebe moradores atendidos pelos postos do Nova Esperança, Arco-Íris, Araretama e Cidade Jardim. Os atendimentos são realizados somente por meio de agendamento no posto de saúde de cada bairro, após o paciente passar pelo médico.
“O agendamento dos exames é realizado logo após a consulta com o médico, pelo próprio posto do bairro onde a pessoa passou. A equipe deste posto é que faz todo o procedimento, não sendo necessário que o paciente vá até a unidade de coleta para agendar. O agendamento eletrônico é uma maneira de organizar o atendimento, beneficiando o paciente, que só vai se deslocar no dia e horário da coleta agendada”, explicou a diretora de Saúde, Mariana Prado Freire.
Para organizar a coleta no Araretama, são agendados 30 pacientes por dia, divididos por bairros: nas segundas-feiras, moradores atendidos no posto do Nova Esperança (Araretama 1); nas terças-feiras, moradores atendidos no Arco-Íris (Araretama 2); nas quartas-feiras, atendidos no Araretama 3; e nas quintas-feiras, moradores do Cidade Jardim.
De acordo com o prefeito Isael Domingues, esses primeiros passos na readequação do fluxo de atendimento já estão surtindo os efeitos desejados e o movimento está mais organizado no laboratório central. “Estamos avaliando este processo de descentralização, e com o sucesso da iniciativa, a intenção da prefeitura é expandir ainda mais o atendimento, abrangendo outras regiões da cidade. Pois um atendimento mais próximo da população é uma das metas de nossa gestão”, explica o prefeito..

  • Agendamento eletrônico organiza o atendimento