Araretama recebe primeira ação do “Castramóvel”

Os moradores do Araretama receberam, no último fim de semana, a primeira ação do Castramóvel, utilizado para a castração de cães e gatos. A procura por parte dos moradores foi um sucesso, tendo as inscrições antecipadas esgotadas rapidamente.
No total, cerca de 225 cães e 180 gatos foram inscritos para a cirurgia de castração, pela equipe do Castramóvel. A ação ocorreu sem incidentes e todos os inscritos foram atendidos, com horário agendado, tendo toda a atenção tanto por parte dos atendentes como dos veterinários.
Enquanto aguardavam, os responsáveis pelos animais assistiram a vídeos sobre a posse responsável de animais. Após a cirurgia, considerada simples, os animaizinhos contaram, ainda, com uma área para repouso e recuperação da anestesia antes de receberem alta, aguardando, em média, 20 a 30 minutos.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção de Ricos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, o serviço de castração destinado a cães e gatos teve como objetivo a identificação e controle populacional dos animais, sendo que as inscrições e o procedimento não tiveram custos aos munícipes.
“Para mim, a castração realizada pela Prefeitura foi excelente porque eu não teria como pagar por uma cirurgia particular. E, também, agora, caso minhas cachorras fujam, não terá mais perigo de chegarem prenhas, isso é controle populacional e acho que é muito importante”, disse o morador Luís Claudio.
“Uma coisa que eu acho importante de destacar é o cuidado da equipe que atendeu nossos bichinhos, todos muito atenciosos, não vi ninguém segurando cachorro ou gato de qualquer jeito, pelo menos no tempo que eu estive lá esperando, achei que foram respeitosos e atenciosos, e isso faz toda a diferença”, afirmou a moradora Bruna Silva.
As próximas datas do Castramóvel já foram agendadas e aprovadas pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e serão divulgadas assim que os bairros forem definidos pela prefeitura, mas haverá atendimentos em mais três regiões da cidade, em outubro, novembro e dezembro.

  • Animais receberam cuidados dos atendentes e veterinários durante o processo