Arquitetura verde é sinônimo de economia durante a construção

A arquitetura sustentável procura melhorar a qualidade de vida humana. Ela tem como objetivo preservar as áreas florestais e evitar sua destruição em troca da criação de um bom ambiente para suportar a sociedade.
O ecossistema do nosso planeta está se deteriorando, o clima está mudando e apesar de quase um terço da população mundial viver em extrema pobreza, estamos consumindo tanto e tão rapidamente, que já estamos vivendo muito além da capacidade do globo terrestre. Neste contexto é cada vez mais crucial que empresas de todos os portes adequem processos e produtos dentro dos princípios de desenvolvimento sustentável.
Segundo o arquiteto e consultor técnico em bioconstrução Michel Habib Ghattas para uma construção ser considerada sustentável, ela deve atender a uma visão sistêmica de preservação do meio ambiente, da responsabilidade social e do desenvolvimento humano. “Por esse motivo, sempre que pensarmos em construção sustentável é preciso ponderar essas questões quanto ao sistema construtivo, soluções adequadas, investimento energético, ciclo de vida e salubridade”, diz Ghattas.
Um projeto de casa sustentável é para todas as pessoas. “Desde o camponês que pratica a autoconstrução e constrói sua casa com matérias locais e baixo impacto negativo até as famílias de alto padrão que, independentemente de produzirem, financiam empresas e profissionais que trabalham alinhado a esse movimento”, afirma Michel Habib Ghattas.
A construção de uma casa sustentável precisa também de um canteiro de obra sustentável. “No país cerca de 30% do que é utilizado de material numa obra é perdido, ou seja, a cada 3 casas você poderia construir uma a mais. Então, se você faz um canteiro sustentável, você cuida do material, evita o desperdício e reaproveita os resíduos, tendo uma economia de até 30%”, relata o arquiteto José Ricardo Flores Faria.
De acordo com José Ricardo, no Brasil, a sustentabilidade é algo que ainda está engatinhando. O material que poderia ser utilizado para uma construção sustentável, no caso de uma casa, seria o solo. “Usar a própria terra do local para produzir o tijolo já que o cimento usa se pouco, traria uma boa economia”.
O custo de uma casa sustentável, deve ser equiparado ao de uma construção tradicional, composto pelo custo do material, financiamento de mão de obra e requisitos estéticos. “Atualmente é possível perceber a discrepância de valores em acabamentos e sistemas construtivos que normalmente estão atrelados ao seu custo produtivo”, diz Michel Habib Ghattas.