Arte, entretenimento e inclusão na 2ª Mostra de Teatro Acessível

A 2ª Mostra de Teatro Acessível, da ONG Escola de Gente, aconteceu na última semana no Teatro Galpão em Pindamonhangaba, mas os frutos continuam sendo colhidos. As reflexões e o debate gerados pelas apresentações têm sido enriquecedor. “Foi um prazer realizar em nossa cidade a Mostra. A estrutura da oficina e do espetáculo nos ofereceu a oportunidade de refletir com profundidade sobre os desafios da inclusão e da diversidade”, afirmou o secretário de Educação e Cultura, Júlio Valle. “Como disse o prefeito em sua fala de abertura, somos muito pequenos ainda diante desses desafios, que nos exigem compromisso, seriedade e vontade política. Saímos sensibilizados diante da nossa responsabilidade com a diferença, cada dia mais presente nas políticas públicas.”
Para a gestora regional de Educação, Elaine Prolungatti, a experiência foi incrível. “Além da reflexão sobre a inclusão de todos na vida social e não somente no âmbito escolar, proporcionou momentos de valorização das pessoas com deficiência colocando-as como protagonistas no cenário do Teatro”, disse. Ela acrescentou que a Daniela, a Vera e o Eduardo, que possuem deficiência visual (retinose pigmentar), “puderam experimentar, de perto, todas as oportunidades idealizadas pela Escola de Gente fazendo-os realmente serem incluídos no teatro, utilizando os recursos da audiodescrição e contato com todos os elementos da peça teatral”.
A Prefeitura, por meio da secretaria de Educação e Cultura viabilizou o transporte para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Julieta Reale, bairro Castolira, além da entrada para crianças com necessidades especiais que estudam na rede pública.

Imagens: Divulgação