Artesãos participam de curso de capacitação

O Fundo Social da Solidariedade, em parceria com o Sesi, está oferecendo cursos de capacitação para os artesãos da cidade ao longo do ano. Na última sexta-feira (9), 25 artesãos que atualmente expõem seus trabalhos na loja Arte Encanto, no shopping Pátio Pinda, participaram da primeira aula sobre empreendedorismo, no Auditório da Prefeitura.
Na próxima sexta, dia 16, será a vez do segundo grupo, e mais 25 artesãos aprenderão sobre técnicas para aprimorar suas vendas e prosperar nos negócios.
“Estamos começando todos juntos e tem muita coisa para aprender, está bem nítido. É um grupo que cada um tem pensamento diferente, mas os cursos vão ser muito bacanas pra gente ir pra frente e crescer mais”, ressaltou a artesã Renata Nascimento.
O prefeito Isael Domingues esteve presente no primeiro dia de curso, incentivando o grupo. “O intuito da iniciativa é capacitar e incentivar os artistas para que o artesanato passe a agregar ao Plano Diretor de Turismo, se tornando referência na região”, afirmou.
Com a parceria que acontece de março a novembro, serão oferecidos 40 cursos voltados para o artesanato, sendo 10 para cada polo. São eles: Araretama, CEU das Artes, Feital e Parques das Palmeiras.
No total, serão quatro cursos de empreendedorismo, oito palestras de nutrição, workshop, cursos sobre como administrar o próprio dinheiro, entre outros.
Loja Arte Encanto

Atualmente, a loja Arte Encanto conta com 45 colaboradores e a previsão é que até o final do mês de março complete 60 artistas. Cada artesão tem o direito de expor 50 peças. Tudo é documentado e duas vezes por mês é realizada uma prestação de contas, em que são discutidos reposição de peças, valores e eventuais problemas.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, o principal objetivo do Fundo Social é que, futuramente, boa parte desse processo passe a ser informatizado, incluindo a criação de um e-commerce. “A loja vem mantendo bons lucros desde a sua criação, inclusive com peças no exterior”, afirmou.

  • Os cursos de capacitação irão agregar ao currículo dos artesãos do município