Artista de Pinda leva apresentação de dança para Jacareí

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Recentemente, a representante da Cia Mônica Alvarenga aprimorou seu conhecimento artístico em uma oficina regida por Denise Telles, especialista em Dança e Movimento pelo Laban Centre for Movement and Dance de Londres. Seu trabalho final do estudo foi a produção de “Urrou”, que ocupará a programação da “13ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí” nesta terça-feira, às 20 horas. A entrada no evento pode ser adquirida com uma hora de antecedência na Sala Ariano Suassuna, local da sessão.
Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo, teatrólogo e musicólogo, que formulou pesquisas sobre o movimento corporal durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, se tornou o “pai da dança-teatro” e o maior teórico da dança do século XX. De maneira que, em 2018, a pindense procurou o workshop da profissional formada na técnica de educação somática elaborada pelo artista.
No final, o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Mônica Alvarenga foi planejado no formato de um espetáculo que estabelece uma conexão da técnica de Laban com a manifestação cultural popular do “Bumba Meu Boi”, típico das regiões norte e nordeste, e suas raízes egípcias. “Pesquisando mais a fundo, não deu para ficar só no ‘Bumba Meu Boi’. Para ver de onde vem essa relação do homem com a figura totêmica e mitológica do boi, fui parar lá no Egito”, explica a dançarina, de 37 anos.
A apresentação recebe o nome de “Urrou”, o som do animal protagonista do movimento incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012. O enredo da peça envolve a corporação da representação do boi como uma entidade em suas fases de vida: nascimento, batizado, morte e ressurreição. Além disso, o solo de 50 minutos carrega o empoderamento feminino e a crítica social como elementos que garantiram sua aprovação no edital da Fundação Cultural de Jacarehy e, consequentemente, sua participação na “13ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí”.
A peça pindense tem classificação etária indicada para maiores de 16 anos e ocupará a Sala Ariano Suassuna, no teatro Educamais Jacareí. A retirada de ingressos deve ser feita na bilheteria antecipadamente.

  • O espetáculo “Urrou” trabalha a corporação do boi com empoderamento feminino e crítica social