Artista plástico promove “Oficina de Cartum” em escola municipal

Cerca de 50 alunos do quinto ano da Escola Municipal professora Ruth Azevedo Romeiro, no loteamento Triângulo, tiveram uma aula bem diferente e divertida, na manhã da última segunda-feira (31).
A convite da direção da escola, o artista plástico e cartunista Francisco Machado realizou uma “Oficina de Cartum” com a proposta de repassar às crianças as características dos gêneros: cartum, charge e caricatura. Além de apresentar a eles técnicas de como desenhar um cartum começando do zero e quais são os materiais utilizados. Tudo isso por meio da elaboração de alguns personagens conhecidos.
As crianças se divertiram muito e aprenderam a fazer uma pequena animação, criando um foliscópio: uma sequência de imagens que cria o efeito de animação feito numa folha de sulfite. Os alunos também conheceram outros tipos de brinquedos ópticos que eles podem fazer de forma bem simples usando apenas papel, lápis e criatividade.
“Sem dúvida foi uma manhã bem diferente: os alunos combinaram o aprender com o divertir, usando a criatividade como matéria-prima”, disse Francisco, que também é servidor público. Esta é a segunda oficina de cartum que ele promove em escolas públicas.