Editorial : As baixas temperaturas e o acolhimento

Com a chegada das baixas temperaturas e do tempo seco, existem cuidados essenciais para garantir um ambiente mais aquecido e livre de umidade. Contudo, a população em situação de rua costuma sofrer os impactos do clima frio.

Pensando nisso, a secretaria Municipal de Assistência Social de Pindamonhangaba retomou nesta semana, o projeto ‘Ronda Noturna’ – iniciativa que tem por intuito estender o serviço de abordagem e resgate de pessoas em situação de rua, em época de frio intenso.

A atividade também dá suporte para as pessoas; incluindo também o Espaço PET, para que os animais de estimação não precisem se separar de seus tutores.

De acordo com os organizadores dessa iniciativa, nessa quarta-feira (18), quando os termômetros registraram a mínima de 7°C na madrugada, 19 pessoas foram retiradas das ruas e encaminhadas para o Centro de Acolhimento, no ginásio da Quadra Coberta ou para o SOS.

A ação tem recebido auxílio de diversos setores; entre eles, a secretaria Municipal de Esporte; com a disponibilização de mais camas para o abrigo receber mais pessoas; e a secretaria de Segurança Pública – que disponibilizou um guarda civil durante toda a noite, para garantir a segurança das pessoas e do local.

Além disso, o fornecimento de refeições, feito pelo SOS (Serviço de Obras Sociais) e pelo Lar Irmã Terezinha, e a busca ativa de pessoas em situação de rua, realizada por voluntários junto ao Padre Marquinhos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Crispim, entre outras ações socais.

Como vemos, há um movimento grande de pessoas, setores e instituições em prol do acolhimento de pessoas que hoje, por muitos motivos que não nos cabe julgar, estão em situação de rua; em situação de vulnerabilidade social.

Que mais pessoas e instituições possam movimentar-se em favor do próximo. Que todos nós possamos fazer a nossa parte! Não pelo que o universo possa nos devolver, mas simplesmente por quantas pessoas podemos atingir positivamente através das nossas ações humanitárias.