As eleições em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba conta com 122 mil eleitores para as eleições de 2022. São 68 locais disponíveis para votação no município. Uma curiosidade: dos 122 mil eleitores, 64 mil mulheres. Estes e outros dados foram apresentados pelo Chefe do Cartório da 90ª Zona Eleitoral de Pindamonhangaba, João Amaro Pinheiro, durante a reunião mensal na AJOP – Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba, na última terça-feira, dia 27 de setembro.
João Amaro aproveitou para esclarecer detalhes como se segue:

– O horário das Eleições no próximo domingo é das 8h às 17h, porém, caso o eleitor esteja na fila, DENTRO DA ESCOLA, ele poderá votar após as 17h. O que não é permitido é a entrada do eleitor na escola, após às 17h.

– O eleitor deve levar um papel (a chamada cola) com o número dos seus candidatos (pois não poderá entrar com celular), afinal são muitos números para lembrar na hora do voto, visto que o eleitor deverá votar na sequência exatamente conforme o demonstrativo abaixo:

Deputado Federal- (quatro números)
Deputado Estadual- (cinco números)
Senador- (três dígitos)
Governador- (dois)
Presidente- (dois)

Agora vamos aos detalhes:

Cada Estado tem seus representantes na disputa para Deputado Federal (1540 candidatos inscritos por São Paulo), Deputado Estadual (são 1940 na disputa) e Senador (são 10 por São Paulo). Isso significa que você não pode votar em candidato inscrito por outro Estado, senão o seu voto aparecerá como nulo.

Para cada candidato escolhido pelo eleitor, aparecerá a respectiva foto do mesmo, para que assim, você possa ter segurança de estar votando no candidato escolhido. Além da foto, você ouvira ainda a seguinte frase “confira seu voto”. Detalhe, para Senado aparecerá a foto do candidato escolhido e a fotos dos seus dois suplentes.

Os deficientes visuais poderão votar com um fone de ouvido acoplado a urna. Dessa forma ele ouvirá o cargo do candidato a ser votado, após digitar o seu voto, o eleitor ouvira o nome do candidato e o seu partido, tudo para garantir que seu voto seja computado corretamente.

Em consequência da pandemia da Covid19, esta será mais uma eleição sem a obrigatoriedade da biometria, no entanto, o cadastro de biometria de outros órgãos externos, poderá validar o voto de alguns eleitores, é o chamado bioex, mas isso só será possível verificar na própria seção eleitoral.
Lembrando que para os eleitores com pendências, o cartório eleitoral reabre o atendimento ao público somente em janeiro de 2023.

A todos os eleitores uma boa eleição, aos candidatos sucesso e aos eleitos aproveitamos para desejar muito discernimento, sabedoria e comprometimento, para terem um mandato à altura dos votos recebidos.