Editorial : As lições do girassol

A Tribuna estampou hoje, na sua capa, uma foto do lindo campo de girassóis que floriu à beira do caminho.

Grande, imponente, com suas pétalas coloridas de um amarelo vivo, a flor sobressai entre a vegetação mais rasteira. Parece apontar para alguma coisa. No meio do campo, emerge como farol que cativa o olhar de quem passa pela estrada. Até o viajante mais distraído é cativado pela beleza e harmonia que o girassol irradia.

Te convidamos a observar as lições que podemos tirar do girassol. Sim, porque temos muito que aprender com essa planta formidável.

O dia ainda está findando e o girassol parece murcho, acabrunhado. Olha para o chão. Aí está a sua primeira lição: a HUMILDADE. Se você quer ser grande, primeiro é preciso cultivar a humildade, olhar as tuas raízes e reconhecer a tua origem.

E quando o sol rasga o horizonte, as folhas do girassol parecem reviver. Ganham força e abrem-se num gesto de acolhimento. ACOLHIMENTO! Esta é a segunda lição do girassol. Quem é humilde sabe acolher. Abre os braços, sem medo, sem reservas e sem restrições.

À medida que o Sol vai projetando os raios quentes sobre o girassol, este começa a “levantar” a cabeça e acompanha o trajeto do Sol. Então pássaros e abelhas pousam e se saciam com as sementes expostas. SERVIÇO! Esta é a terceira lição do girassol. Seguindo e abrindo-se ao Sol, ele dá o que de melhor tem.

No fim do dia, o girassol curva-se novamente para a terra, num gesto de profunda gratidão pela jornada percorrida. GRATIDÃO! Esta é a quarta e última lição a aprender com o girassol. Quem não sabe agradecer é porque não reconhece o que viveu durante o dia.

Se lembre que o caminho não acabou. O girassol não morreu. Apenas descansa para recuperar as energias e enfrentar um novo desafio, uma nova meta, um novo dia.

Amanhã será um novo dia, uma nova oportunidade para viver melhor, para corrigir ou (quem sabe?) para começar tudo de novo.

A certeza é que o Sol voltará a brilhar e com ele, os girassóis voltarão a se erguer, plenos e preparados para mais um dia.