Registro Cultural : As recentes obras de escritores membros da APL

Com temáticas diversificadas, os acadêmicos escritores da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras: Gerson Jorio, Elisabete Guimarães e Francisco Piorino Filho  apresentam suas obras mais recentes ao público leitor. Gerson Jorio, engenheiro, professor, jornalista e especialista em logística, lançou em março último dois novos livros: “Eleições Proporcionais – O que todos políticos, partidos e candidatos deveriam saber” e “Vergonha Alheia.

Eleições Proporcionais. Segundo o autor, nesse livro ele  “mostra como você pode aplicar padrões e leis de eleições passadas para predizer futuras eleições”. A obra proprociona ao leitor, por intermédio de ações apropriadas, descobrir dados das próximas eleições como: quantidade de votos nominais; quociente eleitoral; quantidade de votos de legenda; quantidade de votos válidos; partidos e coligações que elegerão candidatos; quantidade de candidatos que cada partido/coligação deverá eleger; nomes dos prováveis eleitos de cada partido/coligação; real chance de um determinado candidato se eleger etc;vantagem ou não de uma coligação; vantagem ou não (do ponto de vista do resultado eleitoral) de um candidato disputar a eleição por uma determinada legenda.

Vergonha Alheia. Livro lançado simultaneamente na mesma data, traz bem-humoradas historinhas envolvendo amigos, familiares e colegas do autor. Narra causos ouvidos e vividos por Jorio. “Textos surgidos das rodinhas de conversa onde prevalece a simplicidade. Os casos são revividos com originalidade, retratando fatos e personagens reais”, explica a irmã do autor, também membro da APL, professora poetisa Anamaria Jorio.
Com textos curtos e engraçados, ‘Vergonha Alheia traz lembranças de infância, flagrantes do cotidiano e casos jocosos ouvidos nos mais variados ambientes: bares, ruas, escolas, sindicatos e na mesa de café.

Contando histórias para meus netos. O conteúdo está explícito no título, é a mais recente obra da escritora presidente da APL, professora Bete Guimarães. A autora convida os leitores para o lançamento que ocorrerá nesta quarta-feira (18), às 20 horas, no Boteco Vinil (avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.075).

Professor Balthazar de Godoy Moreira. Será mais um livro que o escritor Francisco Piorino filho – Presidente de Honra da Academia Pindamonhangabense de Letras – lançará brevemente. Mais uma obra em homenagem biográfica em memória de ilustres filhos de Pindamonhangaba.
O livro da Bete e o do Piorino comentaremos em nossa coluna assim que lançados.

  • Bete Guimarçães
  • Gerson Jorio
  • Eleições Proporcionais
  • Vergonha Alheia
  • Contando histórias para meus netos
  • Professor Balthazar de Godoy Moreira
  • Francisco Piorino Filho