Ateliê Cênico de Dança celebra a arte em contato com o público

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

Referenciar a própria área de atuação é hábito de todos os campos profissionais, principalmente aqueles com vínculo artístico. Assim, o Ateliê Cênico de Dança de Pindamonhangaba tem o costume de homenagear seu campo de trabalho. A comemoração mais recente se concretizou no “5º Mova Se Cultural”. O evento gratuito e aberto à população juntou apresentações de dança e teatro no Shopping Pátio Pinda, nos dias 29 e 30 de junho.
Nos anos anteriores, as edições do “Mova Se Cultural” aconteceram o mês de abril. Em 2019, a quantidade de projetos em andamento adiou o evento. Mesmo assim, algumas atividades dançantes gratuitas começaram próximos ao “Dia Internacional da Dança”. “Tivemos ‘Cine Dança” onde passávamos espetáculos e filmes. Também tivemos oficinas de dança e ensaio aberto do espetáculo ‘Conexão Ruínas’. Tudo gratuito”, contou Mônica Alvarenga, proprietária e diretora do Ateliê Cênico de Dança.
Além de exibições autorais, a coletânea artística contou com a participação de grupos de outras cidades do Vale do Paraíba. “Esse é o segundo ano que abrimos espaço para outras companhias, coletivos e studios de dança de Pinda e região a virem mostrar seus trabalhos”, comentou Mônica que em conversa com o marido e colaborador, Ederson Cleiton, chegou à concepção de expandir a celebração. “Poderíamos mover mais, né? Vamos convidar outras academias, por que assim, além de se apresentarem, também podem divulgar seus trabalhos”, detalhou o diálogo.
O “5º Mova Se Cultural” teve a abertura com duas companhias profissionais de São Paulo, “Grupo Fragmento Urbano” com o espetáculo “Breaking de Repente” e “Grupo Zumb.boys” com o “Quase Colo”. O seguimento do evento esteve a cargo dos integrantes do Ateliê Cênico e de outras equipes valeparaibanas.
“É muito importante essa troca, esse intercâmbio entre profissionais e amadores, pessoas que estão iniciando nessa arte do corpo”, frisou a dançarina e emendou: “Não podemos ter o pensamento egoísta, o objetivo do ‘Mova Se Cultural’ não está no egocentrismo, está na empatia. Isso que faz o evento ser tão lindo todos os anos”.

  • Ateliê Cênico apresentou um pocket do espetáculo “O rio que habita em mim”
  • Grupo Fragmento Urbano exibiu o “Breaking de Repente”
  • “Quase Colo” foi a apresentação do Grupo Zumb.boys
  • Equipe trabalhou na organização e produção do “Mova Se Cultural” Equipe do “5° Mova Se Cultural” Mônica Alvarenga – criadora e curadora Ederson Cleiton – criador, técnico e produtor Beatriz Mainara, Isabell Oliveira e Matheus Leonel – produtora
  • “5º Mova Se Cultural” aconteceu no Shopping Pátio Pinda