Atividade realizada em escola municipal une pais e filhos

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

No sábado, dia 18 de agosto, aconteceu a pintura do muro da Escola Municipal Professora Odete Madureira, no bairro Morumbi. A atividade foi muito importante para aproximar a comunidade escolar com os laços familiares dos alunos. Esta é mais uma das escolas que aderiram ao projeto da Secretaria da Educação, “Escola com cara de escola”. A iniciativa propõe a pintura do muro de unidades educacionais e envolve alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar.
Apesar do objetivo ter sido pintar a parte externa dos muros da escola, o que se percebeu foi muito mais do que isso. A iniciativa revelou a alegria das crianças em poder deixar seus tons vibrantes na escola, a felicidade dos pais em fazer parte da experiência educativa, a descontração dos professores e funcionários em poder atuar em conjunto, mesmo estando fora da rotina de sala de aula. A atividade reforça o vínculo “Comunidade-Escola”, além de promover a integração e incentivar a criatividade dos participantes.
As escolas municipais, desde o segundo semestre de 2017, começaram a receber uma série intensa de serviços de manutenção, envolvendo reparos na hidráulica, na rede elétrica, no telhado, de alvenaria e na pintura. Ao fim de todo o processo de manutenção, cada instituição é convidada a aderir ao projeto “Escola com cara de escola” que significa um momento em que toda a comunidade escolar é convidada a definir como querem realizar a pintura.
“A ação reforça os vínculos entre as escolas e as famílias, tornando os muros um verdadeiro painel de expressão, de arte, de comunicação que retratam a identidade da escola”, afirma o secretário de Educação, professor Júlio Valle.

  • A EM Odete Madureira é a quinta instituição a aderir ao programa “Escola com cara de escola”