Editorial : Atividade terapêutica e educacional

É sempre bom divulgar novos projetos! Quando essas iniciativas envolvem inovação, aprendizagem e benefícios para os alunos, a alegria vem em dobro.

A edição de hoje traz uma matéria sobre o projeto de equoterapia para alunos da Rede Municipal de Ensino Pindamonhangaba, realizado pela Secretaria de Educação.

O objetivo da iniciativa é melhorar o rendimento destes alunos em sala de aula, através da diminuição de ansiedade e do aumento da concentração, melhorando, sobretudo, a inclusão dessas crianças na rotina escolar.

Em um primeiro momento, os atendidos serão aqueles estudantes que possuem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositor Desafiador), Transtorno Bipolar e o TEA (Transtorno de Espectro Autista).

A equoterapia é um processo terapêutico e educacional – que faz uso do cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, se utilizando também de áreas da saúde, da educação e da equitação – buscando, principalmente, o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais ou deficiências.

Na cidade, as crianças deste projeto terão atendimento com psicopedagoga, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e equitador; e os horários na equoterapia serão no contraturno escolar.

Um enorme avanço para a educação municipal!