Atividades físicas no inverno

A chegada do inverno, estação mais fria do ano, faz com que as pessoas consumam alimentos mais calóricos. Isso se dá, devido ao corpo precisar de mais calorias para se aquecer fazendo que o corpo gaste mais energia.
Para manter nosso corpo com uma temperatura mais quente, nosso metabolismo fica mais acelerado neste período. Para quem deseja emagrecer, é uma excelente oportunidade para aproveitar o gasto calórico extra, aliado a uma dieta equilibrada acompanhada de atividade física, para obter uma boa redução de gordura corporal.
Alem do consumo de alimentos mais calóricos, o inverno nos traz uma sensação de preguiça. Com isso, muitos acabam deixando as atividades físicas de lado.
Como se não bastasse, o consumo de alimentos mais calóricos e a preguiça, essa estação, faz com que sintamos menos sede. Porém este fator deve ter muita atenção, pois o nosso corpo necessita de água o ano todo, e devemos manter o consumo de água elevado também no inverno.
Nesta época do ano, muitas pessoas não conseguem ter a mesma disposição para as atividades físicas como possuem no verão. Mas o ideal é que se exercitem pelo menos três vezes por semana, pois podem ter que duplicar o esforço no verão para compensar o que deixou de fazer no inverno.
Segundo o educador físico Daniel Gusmão ‘’ o treino no inverno traz mais resultados para emagrecimento que no verão, caso o seu corpo já esteja acostumado aos exercícios.’’
Quando falamos em exercícios físicos, muitas pessoas já pensam em academia, o que é um equívoco, pois os exercícios físicos podem ser praticados de diversas formas e em diferentes lugares tais como academia, parques, em casa, na rua, academias ao ar livre, dentre outros. O importante é se exercitar onde cada um se sinta mais a vontade.
Este período (inverno), faz com que as pessoas fiquem mais deprimidas e mau humoradas nas regiões sul e sudeste do Brasil, e os exercícios físicos, por liberarem a chamada endorfina, nos traz uma sensação de bem-estar e ajuda no combatendo a depressão. Está aí mais um importante motivo para nos manter em constante atividade física.
Após as praticas de atividades físicas, nosso corpo utiliza todos os estoques do organismo para recuperar os músculos. Com isso, nosso sistema imunológico tende a ficar em baixa. Então devemos nos agasalhar muito bem após os exercícios.
E não se esqueçam: ‘’é no inverno que preparamos nosso corpo para o verão!’’