Atividades físicas no verão e os cuidados extras

Desidratação e insolação são alguns dos problemas mais comuns na estação mais quente do ano

Logo mais o período mais quente do ano terá início – o verão – que está previsto para iniciar no dia 21 de dezembro deste ano; seguindo até 20 de março de 2023.

Com ele, aumenta a vontade de se praticar exercício físico ao ar livre. Mas, especialistas alertam que as atividades físicas na estação mais quente do ano devem ser praticadas com cuidado. Muitas pessoas passam mal por levar o exercício físico ao extremo. Nessa época, os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois, é comum surgir viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.

De acordo com o Fisiologista Diego Leite de Barros (Hospital do Coração-SP), a prática de esportes é sempre bem vinda em qualquer estação, desde que realizada de forma correta e sem exageros ao organismo.

“Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, lazer na água, frescobol, futebol, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Outro fator determinante é a condição ambiental. O excesso de calor, a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta”, afirma o especialista e reforça que com a exposição as altas temperaturas temos dois principais problemas:

Desidratação
A desidratação compromete as funções vitais do nosso organismo o que prejudica não só o desempenho físico através da fadiga precoce, mas também os processos metabólicos. Com a redução de liquido no corpo o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai, os rins, fígado e coração passam a ter seu funcionamento prejudicado. Em estágios mais severos ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte.

O corpo quando exposto ao sol, perde não só água como sais minerais também. A quantidade varia muito, principalmente pela intensidade da atividade que está sendo feita como pela característica de cada indivíduo de suar mais ou menos. É comum em uma corrida de moderada intensidade perdermos 1Kg do peso corporal.
Insolação

Os sintomas da insolação são muitos, porém podemos destacar a falta de ar, dor de cabeça, elevação da temperatura corporal, pele quente, incapacidade motora náuseas e tonturas.

Para se evitar insolação devemos nos proteger ao máximo da exposição do sol entre 10 e 15 horas, passar sempre protetor solar, usar bonés, manter-se hidratado e priorizar roupas com tecidos que facilitem a transpiração.

Apesar das dificuldades que esta estação do ano possui ela ainda é a mais preferida na hora de se praticar atividades físicas. Aproveitar os aspectos positivos e tomar cuidado com os negativos é a postura mais responsável para sua saúde.

Dicas para a prática esportiva no verão:
* Consumo de líquidos abundantemente;
* Uso de Protetor Solar no corpo e rosto a cada 2hs;
* Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;
* Uso de roupas leves;
* Ingerir alimentos leves, como frutas, água de côco, lanches naturais, entre outros;
* Praticar as atividades por 45 minutos em média (quatro vezes por semana), antes das 10hs e após as 17hs;
* Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo.
Fonte: Hcor