Atleta de Pinda é campeão brasileiro de jiu-jitsu no Espírito Santo

Michel Cassiano, 30 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sudeste Esportivo nesse final de semana, nos dias 21 e 22, na cidade de Cariacica (ES), pela categoria master 1 (faixa azul 82,3 kg). O rapaz mora em Pindamonhangaba há 9 anos.
“Feliz demais por mais esta conquista na minha vida e neste momento volto pra casa com a sensação de dever cumprido”, festeja o campeão, que contou com o apoio do mestre e pai Marcos Monteiro, Careca e Pulga, e dos professores: Júlio César, Geison Andrade e Felipe Ribas. Em julho será disputado o Campeonato Mundial Esportivo, em São Paulo.
Michel faz parte do ‘Projeto Social Rayane de Jiu-Jitsu’, iniciado em 2006, na garagem da casa do professor Julio Cesar, no Maricá, e após oito anos passaram a dar as aulas no centro comunitário do bairro.
Em 2015, os alunos já estavam participando de campeonatos e se classificando, junto aos professores Júlio Cesar, Geison Andrade, Luiza Barbosa, e Washington Luiz, além de Michel Cassiano, que estão à frente do projeto, ministrando as aulas e ajudando os alunos a conquistarem melhores resultados.
O trabalho desenvolvido resultou em boas classificações na última competição que aconteceu no último dia 15. A III Etapa Circuito Regional de Jiu-Jitsu, o Livajj, no ginásio esportivo da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Das sete categorias em que os 18 atletas disputaram, em todas conquistaram medalhas.
Foi nessa etapa em que Michel ficou em primeiro lugar na categoria Absoluto e garantiu a vaga para o Campeonato Brasileiro. O campeão destaca a importância do projeto para a comunidade. “Nossa objetivo antes de medalhas é ajudar, é fazer o bem sem olhar a quem”.

O projeto

Em outubro de 2015, uma das alunas, Rayane Andrade, foi atropelada voltando da escola e faleceu, comovendo a todos da comunidade e do projeto. O professor Júlio e o pai da menina, Geison, decidiram fazer uma homenagem e intitular a iniciativa como ‘Associação de Artes Marciais Jiu-Jitsu, Taekwondo Rayane’. “Desejo que essa bandeira que leva o nome da minha filha possa ajudar muita gente, e que essa família que se formou cresça a cada dia mais”, orgulhou Geison.
O projeto além de incentivar a prática do esporte ensina o respeito, disciplina e a arte do jiu-jitsu.

Imagens: Divulgação
  • Michel Cassiano (kimono preto), faz parte do ‘Projeto Social Rayane de Jiu-Jitsu’