Atleta de Pinda é campeão de corrida em Brasília

Colaborou com o texto:
Víctor Belmonte
No dia 10 de setembro aconteceu a terceira etapa do “Circuito Banco do Brasil de Corridas” na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A cidade de Pindamonhangaba teve um único representante, Francisco de Paula Pereira Filho, o “Chiquinho”, 39 anos, e ele não fez feio. O atleta viajou quase 1.200 quilômetros para correr a prova dos 10 mil metros e, entre 700 competidores, foi o vencedor.
Chiquinho diz que o seu desenvolvimento durante a prova foi melhorando aos poucos. No início foi devagar, aumentando o ritmo aos poucos até chegar ao sexto quilômetro e assumir a liderança.
Francisco de Paula Pereira Filho começou sua carreira esportiva em 2008 quando decidiu parar de jogar futebol. Hoje, 9 anos depois, já coleciona mais de 60 troféus e 80 medalhas, incluindo maratonas, meia maratonas, e o “Desafio Ecológico”, corrida de 31 km que era realizada em Pinda, para ele, a prova mais difícil e marcante em sua vida.
Atualmente, representa a equipe de Brasília “Kero mais corrida”, e, desde novembro do ano passado, quando começou a treinar para a São Silvestre, na qual obteve a 43ª posição, treina com o personal Marcio Melquíades.
Em Brasília foi sua primeira prova fora do Estado de São Paulo, o que para ele foi marcante “me senti feliz na hora da chegada, quando você corta a faixa é indescritível, uma sensação muito gostosa e única”, disse o corredor.
Mesmo com o tempo muito seco e muito vento durante toda a corrida, o atleta fez um dos seus melhores tempos da carreira nos 10 quilômetros, percorrendo o percurso em 34 minutos e 5 segundos.
Agora, Francisco se prepara para as provas do fim do ano. Ele vai competir no próximo mês nas cidades de Piracicaba e Taubaté, pretendendo ir para uma meia maratona no Paraná. Porém o seu maior objetivo este ano é a São Silvestre, o atleta deseja terminar a prova de 15 quilômetros em menos de uma hora, melhorando o seu tempo.
Para o próximo ano, o objetivo é melhorar todas as suas marcas, e conseguir vitórias em Pinda e região. O atleta pretende diminuir seu tempo dos 10 quilômetros para menos de 33 minutos.

  • Francisco de Paula Pereira Filho, o “Chiquinho” conquistou o 1º lugar da categoria