Atleta se prepara para participar dos “Jogos Olímpicos da Juventude”

Víctor Belmonte

Marcos Paulo Leal Ferreira, da equipe de atletas de Pindamonhangaba, disputou no começo deste mês a sua primeira competição internacional, os Jogos Sul-americanos da Juventude, realizados em Santiago, Chile, e agora treina visando a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em 2018.
Marcos treina há seis anos e é um destaque de Pinda e do Brasil nas provas de 400 e 110 metros com barreiras, obtendo bons resultados em ambas.
Na prova de 110 metros com barreiras, o pindamonhangabense é líder do ranking sul-americano na categoria sub 18, com o tempo de 13 segundos e 91 centésimos, resultado obtido em maio, em São Caetano do Sul.
Nos 400 metros com barreiras, ocupa a quinta posição no ranking brasileiro de sua categoria, com o tempo de 54 segundos e 62 centésimos. Marca obtida no início de junho, em Campinas.

Início no atletismo

Ainda na 4ª série do Ensino Fundamental, Marcos participou dos Jogos Escolares. Na época, estudava em período integral na Escola Estadual Professora Antonia Carlota Gomes, no bairro Cidade Nova, e sua professora o inscreveu na prova de revezamento 4×60 metros.
Foi seu primeiro contato com a modalidade, ele nunca tinha visto o atletismo nem pela televisão. Mesmo participando de uma prova coletiva, Marcos se interessou pelo atletismo, mas ainda não havia a intenção de seguir a carreira de atleta.
Pouco tempo depois surgiu a oportunidade de participar de testes para a “Escola de Excelência”, onde os alunos que fossem selecionados estudariam num período e praticariam uma modalidade esportiva em outro. Ao final das seletivas, cada aluno apontava três esportes que mais lhe chamavam atenção. Marcos escolheu atletismo, vôlei e natação.
Selecionado para o atletismo, no ano de 2011 começou a treinar. No início, apenas buscava a diversão, gostava do esporte, mas nunca se imaginou ir tão longe.
Já no primeiro ano tinha uma rotina bem complicada, seus treinamentos eram às 14 horas, horário difícil por conta do sol forte e do calor intenso. Esses fatores fizeram com que ficasse algo pesado e cansativo, mas não pensava em parar com o esporte.
Mesmo sabendo pouco sobre o atletismo, sempre quis ser um velocista, queria participar das provas de 100 metros rasos. Foi difícil para ele, demorou para aceitar que não correria provas rasas.

Principais conquistas

Na Liga Coneleste, Marcos conquistou medalhas em diversas provas – corridas de velocidade, salto em altura, salto em distância e corridas com barreiras.
O melhor ano para ele, se tratando de conquistas pessoais, foi 2016. Foi o segundo e último ano na categoria Mirim (até 15 anos). Foi quando começou a ganhar seu espaço em competições estaduais e nacionais.
Conquistou o título dos campeonatos brasileiros Interclubes Mirim no pentatlo, que consiste na junção de cinco provas – 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros rasos. Na mesma competição, foi vice-campeão nos 100 metros com barreiras.
Nesse ano ele terminou como líder do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no mirim, nas duas provas. No pentatlo somou 4.190 pontos, e no 100 metros com barreiras fez o tempo de 13 segundos e 12 centésimos. Ficando próximo ao recorde brasileiro nas duas provas.

Jogos Sul-Americanos
da Juventude

Com a convocação para integrar a Seleção Brasileira no Jogos Sul-Americanos da Juventude, Marcos já ficou muito ansioso e ficou ainda mais quando chegou a mala com as roupas para a viagem.
Ele viajou já com a esperança de voltar com a medalha, assim como todos os competidores, pois eram convocados os três melhores do ranking, portanto, todos tinham condições de ganhar.
Na competição, ocorrida entre os dias 6 e 8 de outubro, tudo aconteceu da maneira que ele desejava: sagrou-se campeão da prova 110 metros com barreiras, com o tempo de 14 segundos cravados.
“Eu achei que acertei a prova, mesmo não tendo saído um tempo tão bom, mas estava muito frio naquele dia. E também corri um pouco sozinho no final. Acertei a prova, não bati em nenhuma barreira, foi bom”, relembra Marcos, avaliando a sua prova.

Próximas competições

Ainda neste ano, Marcos Paulo competirá nos Jogos Abertos, em São Bernardo do Campo, entre os dias 22 e 24 de novembro, participando da prova 400 metros com barreiras. Depois disso ele foca no ano que vem.
O ano de 2018 poderá ser um ano especial para o atleta, ele tem grandes chances de disputar o Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, e também o Sul-Americano de Atletismo. Marcos também participará das competições estaduais e nacionais das categorias sub 18 e sub 20. Provas que poderão classificar o atleta para as competições internacionais.

  • Chegada de Marcos Paulo no Jogos Sul-Americanos da Juventude
  • A reação de Marcos ao se tornar campeão sul-americano
  • Marcos Paulo Leal recebendo a medalha de ouro
  • Atleta com a medalha e o mascote que recebeu no pódio