Audiência pública discute melhorias no trânsito da cidade

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu, na noite de quarta-feira (24), uma audiência pública em que discutiu melhorias para o transporte público da cidade, no auditório da faculdade Anhanguera.
A audiência contou com representantes do poder legislativo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), transporte complementar, Adepi (Associação dos Deficientes de Pindamonhangaba), estudantes e população.
Segundo levantamentos realizados pela Planum (Planejamento e Consultoria Urbana Ltda), empresa contratada para fazer os estudos que serão utilizados no termo de referência da licitação da nova empresa de transporte coletivo, o índice de cumprimento das viagens das linhas de ônibus em Pindamonhangaba é de 94%, com 12% de viagens realizadas com atraso. Ainda de acordo com o levantamento, o sistema atual de transporte coletivo de Pindamonhangaba é composto por 14 linhas, sendo elas 12 linhas urbanas e duas linhas distritais. Estas linhas transportam em média 467 mil passageiros por mês, percorrendo mais de 284 mil quilômetros por mês. Esta rodagem mensal resulta em um percurso médio mensal por veículo da frota de 7.282 Km. Essas características indicam um IPK (índice de passageiro por quilômetro) de 1,64. Já o IPKe (índice de passageiro por quilômetro equivalente), que considera apenas os passageiros pagantes, tem-se 1,28. Os dados de oferta mostram também a importância relativa de um pequeno conjunto de linhas: apenas cinco linhas urbanas e uma distrital são responsáveis por 67,80% das viagens realizadas mensalmente.
Outra característica que se deve ressaltar é o número de passageiros gratuitos nas linhas urbanas, que representam 14,99% da demanda total destas linhas. Isto significa que para uma movimentação de 10.692 passageiros diários, 1.603 são gratuitos, além dos 844 que pagam apenas meia passagem (representando 7,89% do total de passageiros transportados). Assim, observa-se o grande impacto das gratuidades no valor da tarifa do transporte.
A diretora de Trânsito da Prefeitura, Luciana Viana, afirma que o Departamento de Trânsito está à disposição para contato, pelo e-mail transito@pindamonhangaba.sp.gov.br para os munícipes que não puderam participar, mesmo após a audiência, possam realizar os apontamentos que acham necessário.
Após a realização da audiência, o próximo passo será compilar as informações com as propostas da população, para acrescentar ao termo de referência da nova licitação do transporte coletivo em Pindamonhangaba.

  • Reunião contou com presença e participação popular