Audiência Pública inicia oficialmente regularização do Goiabal

A terça-feira (3) foi de festa no bairro do Goiabal, com o início oficial das atividades de regularização
fundiária do bairro pela parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, e a Fundação Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo. O Goiabal foi o segundo bairro a receber a ação resultante da parceria. O primeiro foi a Vila São Benedito.
Mais de 300 moradores participaram da audiência pública, realizada no Centro Comunitário Sebastiana da Silva Procópio “Dona Tiana”, em que o Itesp apresentou como serão as etapas da regularização fundiária no bairro.
Participaram, ainda, da cerimônia a vereadora Gislene Cardoso e o vice-presidente da Câmara, Carlos Moura Magrão, e p presidente da Associação de Moradores, Marcio Alexandre.
“O Goiabal existe há cerca de 30 anos e agora a Prefeitura está tomando a iniciativa de regularização dos imóveis. É um trabalho difícil, que exige muito da equipe, mas que está sendo feito porque é necessário. Nós temos coragem e estamos realizando a regularização fundiária na cidade, pensando em todos os benefícios para a população, como segurança jurídica e valorização do imóvel”, destacou o secretário de Habitação da Prefeitura, Marcelo Martuscelli.
A regularização fundiária permite com que o morador regularize toda a situação de seu imóvel e se torne, de fato, proprietário. No Goiabal, além da abordagem nas casas, com equipe devidamente uniformizada, haverá uma central, instalada no prédio do centro comunitário.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues, “é muito gratificante poder fazer parte da realização do sonho de tantas famílias que há gerações vivem em imóveis sem regularização, sem segurança jurídica. Ser o proprietário de seu imóvel dá dignidade à pessoa. Além da valorização do imóvel e da organização da cidade, dá a possibilidade de desenvolvimento da região regularizada.
Não temos medo do desafio e estamos fazendo o que é certo, numa somatória de esforços para a regularização fundiária do município.
Essa parceria com o Itesp já está gerando bons frutos”, afirmou. Lembrando que além do trabalho em parceria com o Itesp, a Prefeitura vem realizando a regularização fundiária em outras regiões da cidade, já tendo entregue títulos de propriedades para moradores do Nova Esperança, Castolira e Maricá,
além dos locais que estão em processo ou estudo para regularização: Mossoró, Queiroz, Campinas,
Campininha, Feital, Mandu, Paulino de Jesus e Karina.
Neste sábado (7), a equipe da Secretaria de Habitação estará na quadra poliesportiva coberta do Karina Ramos (Rua José Alves de Oliveira, s/n°), ao lado do centro comunitário, para iniciar o “Meu Bairro é Legal” naquela região.

  • Mais de 300 moradores participaram da audiência pública - Créditos da imagem: Divulgação