Autora lança livro sobre a inclusão digital de pessoas com deficiência

A pindamonhangabense Vânia Maria Cornetti de Lima vai lançar, na próxima semana, o livro “Ciborgues Midiatizados”, que trata da construção da identidade e da inclusão digital e social das pessoas com deficiências físicas severas, como tetraplégicos e paraplégicos.
O livro surgiu de uma pesquisa da autora para sua tese de mestrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Lá ela teve a ideia de se aprofundar nas habilidades comunicacionais de pessoas com deficiência.
A obra aborda especificamente a relação de cidadania e da construção das identidades pessoais das pessoas com deficiência, desenvolvida através da internet. Também fala sobre a interferência da mídia nas relações sociais desse grupo de pessoas.
Segundo a autora, o título “Ciborgues midiatizados” é uma “provocação” para pensar essas pessoas totalmente dependente de máquinas, considerando o ciborgue um misto entre homem e máquina. “Nos casos citados no livro, são pessoas que necessitam dessas tecnologias de comunicação para construir e exercer sua cidadania e suas identidades culturais. Porque, em muitos casos, dada a severidade da deficiência, muitas dessas pessoas acabam se privando de outras formas de construção de identidade e cidadania, pois a vida sem computador para essas pessoas é muito difícil”, explicou Vânia.
“Na internet elas têm essa liberdade e independência para poderem se expressar, manter relações, criar vínculos e desenvolver projetos”, destacou a escritora.

Imagens: Divulgação
  • Vânia Maria Cornetti de Lima vai lançar, na próxima semana, o livro “Ciborgues Midiatizados”