Editorial : Avanço tecnológico

Conforme previsão, esta quarta-feira (29), marca o encerramento do sinal analógico de televisão para 18 cidades do Vale do Paraíba, incluindo Pindamonhangaba. A partir de quinta-feira (30), só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

Vale ressaltar que desde o mês de setembro deste ano a empresa Seja Digital – responsável pela migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil – coordenou equipes para orientação e agendamento das famílias beneficiadas atendidas pelo Governo Federal a retirarem seu kit digital gratuito (conversor, controle remoto e antena).

Durante este período, a empresa criada por determinação da Anatel, levou informação à população e ofereceu suporte didático às famílias para que elas tivessem acesso à TV Digital.

Entre os benefícios da mudança está a liberação de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. O 4G é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, e permite que celulares, laptops e tablets acessem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas, até mesmo em ambientes fechados.

De acordo com especialistas, este processo representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo. É importante que “todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil”.