Bailarinas fazem audição na escola Bolshoi

Três dançarinas de balé embarcaram nesta quinta-feira (20) para Joinville em Santa Catarina, para disputar uma vaga na tradicional Escola de Teatro Bolshoi. A audição acontece no sábado (22) durante todo o dia.
Julia Gasparin de 12 anos, Larissa Pupio de 13 e Laura Renoldi de 16 passarão pela 3ª etapa da oitiva que é presencial e consiste primeiramente em um exame médico, no qual médicos e fisioterapeutas atestam as condições para a prática da dança e analisam a musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, sinais vitais (frequência cardíaca respiratória), percentual de massa corpórea e somatotipo. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. As participantes que não se encaixarem no perfil na escola já são eliminadas.
Sequencialmente a segunda parte dessa etapa é a artístico-musical e cognitiva, no qual profissionais da escola avaliam quesitos de musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.
Na primeira fase os candidatos foram motivados a participar e na segunda aconteceu a pré-seleção, onde os bailarinos realizaram exercícios específicos, administrados por uma equipe da Escola e os alunos com maior potencial participam da terceira etapa. Julia se classificou em uma prévia que aconteceu em Mogi das Cruzes em maio, enquanto que Laura e Larissa foram escolhidas pelos vídeos que enviaram.
Julia e Larissa conseguiram classificação no ano passado, porém, não a vaga, e nessa próxima tentativa elas buscarão o resultado. A coordenadora da escola de balé onde as meninas fazem aulas, Cássia Ógata, conta que é gratificante e inspira as demais alunas. “Sabemos do esforço de cada uma e incentivamos para realizem esse sonho delas”, elogia.
Cassia explica que o foco da escola são as meninas que têm o prazer pela dança, porém, aquelas que possuem objetivos maiores no balé o apoio e suporte é dado, assim como para as três meninas que vão até Santa Catarina.
Os bailarinos de 12 a 18 anos são direcionados às turmas que já têm conhecimento maior com a dança e as posturas, grupo na qual Larissa, Laura e Julia disputarão uma vaga. O resultado da avaliação sai nesta segunda-feira (24).
A viagem de mais de oitos horas será feita de carro junto aos pais de Larissa. As três fizeram rifas de cestas para arrecadar dinheiro e ajudar a custear a viagem.
O teatro Bolshoi possui uma única filial fora da Rússia, de onde é originado, e ela fica no Brasil.
Domingo as três bailarinas retornam a Pindamonhangaba e com a dúvida se foram aceitas ou não para a maior escola de balé do mundo.

Imagens: Divulgação
  • Laura Renoldi
  • Professora Gabriela Pupio, Laura, Cássia, Larissa e Julia
  • Julia Gasparin
  • Larissa Pupio