Bairros do Vizinhança Solidária recebem visita comunitária da Polícia Militar

A Polícia Militar de Pindamonhangaba vem realizando nos últimos dias, as visitas comunitárias junto aos tutores dos bairros que participam do programa Vizinhança Solidário (PVS). Segundo a Comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo, uma das diretrizes do programa é possibilitar maior contato da comunidade com a polícia.
“As visitas comunitárias nas casas dos tutores que fazem parte do programa são importantes pois aproximam o contato com a comunidade e fazem nossos policiais entenderem as principais demandas da população para agir melhor no combate à criminalidade”, explicou a Cap. Lucimeire.
Atualmente o programa está implantado em 15 bairros da cidade e aguarda a adesão dos moradores de outras quatro comunidades para concluir a implantação.
“Sempre ressaltamos que uma vizinhança unida é uma barreira grande para evitar ação do bandido. Qualquer atitude suspeita não devemos hesitar em acionar o grupo de whatasap, relatar a ocorrência para todos os moradores do bairro, acionar 190 e comunicar no grupo dos tutores, relatando características, enviando imagens e informações para que os policiais possam trabalhar com agilidade na identificação do criminoso” afirmou Cap. Lucimeire.
Para Valéria Almeida Canineo, tutora do programa no bairro Pinhão do Borba, a presença e o contato da polícia com a comunidade trazem mais tranquilidade. “Só temos a agradecer o trabalho da PM pois a resposta sempre é muito ágil. Todos ficaram felizes no bairro, inclusive meu filho, que desde pequeno aprende a respeitar o trabalho dos policiais que estão na rua para nos proteger”.
Durante a visita, o pequeno Rodrigo Amador Bueno Filho, de apenas 5 anos, recebeu os policiais e ficou encantado com a viatura no seu bairro. “Tanto o Rodrigo, quanto a Helena que vai fazer dois anos, gostaram muito, tiraram fotos com os policiais e na viatura. Ele disse que quando crescer quer ser um policial também”, afirmou Valéria, com orgulho.

O que é o PVS e como participar?

O PVS tem o intuito de resgatar a percepção de segurança na comunidade, aproximando um vizinho do outro e afastando a indiferença para com o próximo. Tutor é o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações.
O programa é de adesão voluntária e a comunidade deve procurar a companhia policial mais próxima ou o Conselho de Segurança (Conseg) para manifestar o desejo da comunidade ou bairro integrar a atividade. Após reunião de instrução com os moradores e adesão da maioria, os mesmos colocam uma placa nas residências, que identifica que o bairro tem o monitoramento comunitário, realizado em parceria com a polícia.
Benefícios do Programa – Os principais benefícios do programa são: redução de índices criminais, aumento das sensações de segurança, sentimento de pertença à comunidade em que reside e mudança no comportamento humano da comunidade, melhorando a qualidade de vida e bem estar social por meio do vivenciamento da cultura de paz.
Bairros participantes – Em Pindamonhangaba os bairros que já fizeram a adesão ao programa são: Jardim Yassuda, Mombaça, Campo Belo, Pasin, Vila São Paulo, Lago Azul, Ribeirão Grande, Residencial Lessa, Terra dos Ipês, Pinhão do Borba, Parque das Palmeiras, Santa Luzia e Jardim Mariana. Estão aguardando a adesão da comunidade: Cidade Jardim, Cidade Nova e núcleos do Araretama e Crispim.

  • Para tutora do programa no bairro Pinhão do Borba, presença da PM traz mais tranquilidade ao bairro - Créditos da imagem: Divulgação
  • O menino Rodrigo ficou encantado com a viatura da Poíicia Militar - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • O programa busca resgatar a coesão e a percepção de segurança nas comunidades da cidade - Créditos da imagem: Divulgação