Baixa procura por vacinas no ‘Dia D’ preocupa secretaria Municipal de Saúde

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu, no sábado (11), o “Dia D de Vacinação” contra gripe, sarampo e Covid-19, incluindo a 5ª dose (para pessoas com 50 anos ou mais e alto grau de imunossupressão).

Apesar de serem cinco postos de vacinação (Estacionamento Shibata Centro, Sala de vacinas do Ciaf/Saúde da Mulher, UBS Bem Viver, PSF Cidade Nova e Cisas Moreira César), a quantidades de pessoas que compareceu foi abaixo das expectativas da Secretaria de Saúde.

Foram aplicadas 998 doses contra Covid-19; 470 contra gripe; e 89 contra sarampo. “Pelas nossas planilhas e pelo deslocamento das equipes e organização da campanha, nos preparamos para imunizar cerca de 3 mil pessoas, porém no total foram apenas 1557 doses aplicadas”, disse a responsável pelo Setor de Imunização, a gestora de unidade Fernanda Batista César Hasman.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, lamentou o baixo índice. “Estamos em um momento com aumento de casos de Covid-19 e de crescimento na quantidade de pessoas que procuram unidades de saúde com síndrome respiratória, isso principalmente por causa do frio. Por isso, precisamos que as pessoas não baixem a guarda e procurem as unidades para se imunizarem com gripe, Covid-19, além do sarampo”.

Ana Cláudia explicou que o objetivo do ‘Dia D’ aos sábados é propiciar imunização a quem tem dificuldades de ir durante a semana às unidades de saúde. “Temos realizado ‘Dia D’ uma vez por mês. É uma forma de ofertamos o serviço de vacinação aos sábados, especialmente para quem trabalha durante a semana e não consegue sair do serviço para se imunizar. Fazemos isso em todos os pontos da cidade para levar o serviço o mais perto possível da casa de cada cidadão. Por isso é imprescindível que as pessoas compareçam. A vacina é a principal forma de nos protegermos contra as doenças, especialmente contra Covid-19”, destacou a secretária.

  • Divulgação