Batalhão “Borba Gato” apoia maior treinamento militar terrestre

No período de 6 a 14 de novembro, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate -“Batalhão Borba Gato”, de Pindamonhangaba, apoiou o Curso de Engenharia durante a “Manobra Escolar 2017” na Academia Militar Agulhas Negras, em Resende (RJ). O evento é considerado o maior treinamento militar da Força Terrestre no país e acontece anualmente, envolvendo mais de 4 mil militares.
Para o apoio, o Batalhão de Pinda empregou a portada Ribbon – para a operação de transposição de curso d’água-, uma carregadeira de rodas – para controle de danos-, e o Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) – para ações de contraterrorismo.
A “Manobra Escolar” é um exercício no terreno, organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que conta com a participação e integração das diversas escolas militares do Sistema de Ensino do Exército Brasileiro, além de várias Organizações Militares Operacionais da Força Terrestre.
O objetivo maior desta operação é permitir que os discentes dos diversos estabelecimentos de Ensino da Força possam consolidar seus ensinamentos, praticando, no desempenho de suas funções, competências adquiridas no decorrer de seus cursos.
O exercício tem características de um ambiente operacional contemporâneo, com o emprego de tropas no amplo espectro dos conflitos armados em áreas humanizadas, com ameaças fluídas e difusas.

  • Atividade acontece anualmente e envolve mais de 4 mil militares