Batalhão “Borba Gato” comemora aniversário de 73 anos

Evento reuniu civis e miliares para festejar as atividades do 2º Batalhão de Engenharia de Combate

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

Com variadas referências pontuadas na história do município e participações no contexto pindense atual, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate se faz presente na dinâmica social de Pindamonhangaba desde 15 de maio de 1946. Desde a conhecida “Praça do Quartel” aos visíveis treinamentos no rio Paraíba do Sul aos fundos do Bosque da Princesa, os trajes esverdeados são conhecidos e comuns aos olhos dos moradores da cidade. Assim, em nome de seus 73 anos de atividade, o Batalhão “Borba Gato” realizou, na manhã dessa quarta-feira (15), um evento com a participação de autoridades, integrantes e ex-componentes da corporação, homenageados, familiares e demais civis atraídos pela celebração em seu pátio interno.
Na atualidade, a instituição se volta ao apoio prático na construção e manutenção de outros espaços militares, do mesmo modo que auxilia em causas humanitárias, tais como a “Campanha do Agasalho” desenvolvida pelo Fundo Social de Pinda, entre outros serviços. Sua atuação acontece não só nos limites municipais, como também no âmbito regional e nacional. O tenente-coronel Conrado José Sales Mororó, Comandante do 2° Batalhão de Engenharia de Combate, frisou justamente a participação da organização em ações de amparo.
Além de pontuar a relevância do batalhão, a cerimônia abrangeu solenidades, como colocação de uma coroa de flores em frente ao busto do patrono Manuel de “Borba Gato” e ambientação musical. A manhã comemorativa também teve a formatura dos novos recrutas, com consagração da boina verde oliva aos três destaques do período de instrução.
A celebração dos 73 anos ainda contou com a diplomação do aspirante de serviço técnico Magalhães, desfile dos veteranos ex-combatentes da unidade e homenagem por meio de entrega de diploma de “Amigo do Batalhão Borba Gato” a representantes de 14 instituições. Na ocasião, o Secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, representou o prefeito Isael Domingues.

  • Cerimônia de celebração aconteceu nessa quarta-feira (15)