Batalhão Borba Gato completa 72 anos de existência

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato – criado em 1946, completou, na última terça-feira (15), 72 anos de existência. A data, comemorada de forma especial em uma formatura, contou com a presença de autoridades militares e civis e convidados e foi marcada por homenagens e pela entrega da boina aos jovens incorporados na Unidade em 2018.
O general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, enfatizou que o Batalhão Borba Gato é o único de Engenharia dentro do CMSE e tem uma grande importância para toda a sua estrutura.
Durante a cerimônia em Pindamonhangaba, o patrono da Unidade, o bandeirante Manoel de Borba Gato, foi homenageado com um arranjo de flores. O comando também fez a entrega de diplomas de “Amigo do Batalhão Borba Gato” para militares e civis que contribuíram de alguma forma com a Unidade.
Houve ainda a entrega da boina aos incorporados ao Batalhão em 2018, momento marcante para os jovens soldados e seus familiares.
A programação dos 72 anos do Batalhão Borba Gato foi encerrada com o desfile da tropa, ao som da banda do Comando de Aviação do Exército, de Taubaté, e foi precedido por um pelotão de ex-militares.

  • Patrono da unidade, bandeirante Manoel Borba Gato é homenageado