Batalhão “Borba Gato” conclui duas operações em julho

Unidade pindense realizou trabalhos de manutenção em Campinas (SP) e Santarém (PA)

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
No período de 6 de junho a 24 de julho, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, o “Batalhão Borba Gato”, de Pindamonhangaba executou a “Operação Chapadão II” em Campinas (SP). E no dia 26 de julho, o conjunto finalizou as atividades de auxílio à “Operação Xingu” em Santarém (PA).
A ação paulista teve como objetivo realizar a manutenção da rede mínima de estradas e a construção de aceiros, faixas com vegetação aparada, dentro do aquartelamento da 11ª Brigada de Infantaria Leve, na Fazenda Chapadão e na Coudelaria de Campinas. Enquanto, a dinâmica paraense focou no aumento da capacidade operacional e logística do Batalhão “Rondon” na pavimentação da rodovia BR-163.
Com a “Operação Chapadão II”, mais de 46 km de estradas foram recuperados, sendo 2,1 km com a aplicação de cascalho em seu revestimento. Além disso, com o objetivo de controlar os incêndios florestais que ocorrem nessa época do ano naquela região, houve a construção de mais de 41 km de pistas de aceiros. Assim sendo, no total, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate entregou à 11ª Bda Inf L mais de 87 km de pistas transitáveis nas áreas militares da guarnição campineira.
No Pará, o Batalhão “Borba Gato” restaurou materiais da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (Braengcoy) e entregou ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção. O conserto envolveu duas viaturas pick-up, um caminhão frigorífico e 42 equipamentos de quatro tipos diferentes de comunicação por rádio. Sendo que, os veículos foram pintados seguindo o padrão do Exército Brasileiro. E, de maneira geral, os novos instrumentos ajudarão a recuperar e pavimentar a BR-163, no trecho Cuiabá-Santarém, contemplado pela “Operação Xingu”.

  • Ação campineira focou na recuperação de estradas e na construção de aceiros
  • O conjunto militar restaurou viaturas e equipamentos de comunicação no Pará