Batalhão “Borba Gato” desempenha ações em cidades paulistas

Unidade participou de treinamento em Piquete e prestou apoio a Companhias de Engenharia do Litoral Norte

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, conhecido como Batalhão “Borba Gato”, tem sede em Pindamonhangaba, mas estende suas atividades para outras localidades. Na semana passada, entre os dias 20 a 24 de maio, a instituição, que comemorou seu aniversário de 73 anos neste mês, esteve envolvida na “Operação Anhanguera” e no “Estágio de Operação com Explosivos e Munições”, nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Piquete.
No Litoral Norte, o serviço foi de reforço e apoio suplementar a Companhias de Engenharia orgânicas da 11ª BdaInf L e da 12ª BdaInf L (Amv). O Batalhão “Borba Gato” também realizou limpeza de vias urbanasna Zona de Ação do 6º BIL e se envolveu em uma Ação Cívico Social (Aciso) na Escola Municipal Professor Henrique Botelho,de São Sebastião, com foco na manutenção do prédio. A tarefa incluiu: reparos nas instalações elétricas e hidráulicas; pintura do refeitório, salas de aulas e fachada externa; troca de vidros de janelas; troca de portas; recuperação das muretas do jardim frontal; remoção de material de descarte.
Enquanto isso, um grupo da corporação participou do “Estágio de Operação com Explosivos e Munições” para militares das Organizações Militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE). A capacitação abrangeu técnicas teóricas e práticas de armazenamento, manuseio, abordagem, identificação, neutralização e destruição de explosivos. As aulas aconteceram no próprio Batalhão “Borba Gato” e na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Piquete. Sendo que, foram ministradas por militares especializados da Arma de Engenharia das Organizações Militares

  • Estágio teve apresentação dos robôs do Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos
  • Ação Cívico Social aconteceu na Escola Municipal Professor Henrique Botelho,de São Sebastião
  • Militares fizeram reformas estruturais na unidade educacional
  • Capacitação com explosivos faz parte das Turmas de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados (TULEDEF)
  • Treinamento foi desenvolvido na Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel)
  • Equipe do Batalhão “Borba Gato” interagiu com os estudantes