Batalhão “Borba Gato” inicia novo curso para militares da corporação

O 2° Batalhão de Engenharia de Combate, “Batalhão Borba Gato”, de Pindamonhangaba, deu início, em setembro, à preparação de uma nova turma do curso de “Operação e Manutenção do Robô de Desativação de Artefatos Explosivos”, modelo tEODor.
A formação habilita os militares a realizarem “Operações de Desativação de Artefatos Explosivos (DAE) com o Robô tEODor”, missões que requerem um alto grau de especialização e conhecimentos sobre o combate não convencional.
Esse é um dos cursos desenvolvidos pelo Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE), da unidade militar de Pindamonhangaba.

O robô
O robô tEODor pesa 370 quilos e é capaz de erguer cargas de até 100 quilos e capacidade de arrasto de um veículo tipo “pickup” através de seus engate reboque.
É equipado com diversos acessórios, que entre eles se destacam: um aparelho inibidor de sinal, um aparelho de Raio X, um canhão disruptor de água e ferramentas de acesso, como uma uma arma de calibre 12, que pode realizar o arrombamento de portas.
As quatro câmeras acopladas ao equipamento permitem que as operações aconteçam mesmo que o robô não esteja no campo visual do operador. O painel de controle do equipamento pode ficar até a um quilômetro de distância do local da operação.

  • O robô é movido à bateria e têm autonomia de oito a 12 horas de trabalhos ininterruptos